Página inicial > Últimas Notícias > Encontro de Tutores de EAD discute uso de tecnologias e mediação pedagógica
Notícias IF Farroupilha

Encontro de Tutores de EAD discute uso de tecnologias e mediação pedagógica

Publicado em Quinta, 14 de Setembro de 2017, 10h59 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O II Encontro de Tutores de Educação a Distância do IF Farroupilha (Etead) ocorre nesta quinta (14) e sexta-feira, no Auditório da Reitoria, e nos dias 18 e 19 a distância. O evento também pode ser acompanhado ao vivo pelo site da WebTV do IFFar.

etead2017 outro 620x420

Imagem: II edição do Etead aborda O Uso das Tecnologias e a Mediação Pedagógica

Acompanhe o II Etead ao vivo neste link

Durante a abertura do Etead, a reitora do IFFar, professora Carla Comerlato Jardim, destacou a importância do evento e da EAD para a instituição. Para ela, a educação a distância é uma das principais estratégias de democratização da educação profissional e tecnológica.

Através da EAD, a oferta de educação do IF Farroupilha pode chegar a localidades ainda mais distantes do que o ensino presencial, ampliando o acesso dos cidadãos à formação de qualidade. A interiorização da educação profissional e tecnológica também é um dos objetivos fundamentais dos Institutos Federais.

O caráter inclusivo da educação a distância será ampliado com a oferta de cursos de graduação. De acordo com a reitora, já no segundo semestre de 2018 o IFFar vai passar a oferecer cursos superiores através da EAD. “Se hoje já somos referência nos técnicos EAD, ano que vem seremos referência na oferta de graduação nesta modalidade”, disse a professora Carla Jardim.

DSC 0456

Foto: reitora do IFFar fala durante o II Etead; Pró-reitores também compuseram mesa de abertura.

A Reitora também destacou que a EAD no IFFar existiu antes mesmo da própria instituição, há exatamente dez anos, com oferta de cursos pelo campus Alegrete, na época escola agrícola. O IF Farroupilha completa 10 anos em 2018.

Ensino está cada vez mais ligado ao uso das TICs

A diretora de Educação a Distância do IF Farroupilha, professora Carla Costa, acredita que o ensino está cada vez mais ligado ao processo de comunicação e ao emprego das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

DSC 0436

Foto: a diretora de EAD do IFFar disse que a modalidade vem se fortalecendo no país, oportunizando formação e crescimento profissional

Não só a EAD, mas também o ensino presencial se utiliza delas. É a primeira modalidade, porém, que vem sendo uma das grandes utilizadoras das novas tecnologias, de acordo com a diretora. Por esta razão, a utilização das tecnologias é um dos temas do evento.

Carla Costa também explicou que a tecnologia por si só não resolve todos os problemas da EAD. A ação dos profissionais envolvidos no processo de mediação também é fundamental na dinâmica formativa, na permanência, e no êxito dos estudantes do IF Farroupilha.

DSC 0449

Foto: o pró-reitor de Ensino, Edison Brites, disse que o conhecimento é um processo, assim, também o ensino e a aprendizagem devem se transformar

II ETEAD - A segunda edição do encontro tem como temática o uso das tecnologias e a mediação pedagógica, objetivando discutir a utilização das tecnologias (Moodle e outros recursos e ferramentas) e o trabalho de mediação envolvido nesse processo, de forma a qualificar o trabalho que já vem sendo realizado por todos que trabalham com os cursos na modalidade EAD na instituição. Veja a programação completa do evento no blog do Etead.