Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento de Frente Gaúcha busca assegurar recursos para educação federal
Notícias IF Farroupilha

Lançamento de Frente Gaúcha busca assegurar recursos para educação federal

Publicado em Segunda, 18 de Setembro de 2017, 15h18 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Nesta segunda (18), a Reitora do IFFar participou de discussão sobre a situação financeira e a realidade enfrentada pelas instituições de ensino federais do Estado. O evento foi promovido pela Assembleia Legislativa das 9 às 12 horas, no Teatro Dante Barone.

O encontro está inserido no Fórum dos Grandes Debates da Assembleia, que tem como tema “A Educação no Desenvolvimento Regional”. Na ocasião, foi lançada a Frente Gaúcha em Defesa das Universidades e Institutos Federais. Participaram do evento representantes da comunidade acadêmica, dos três Institutos Federais e de todas as universidades públicas gaúchas, da UERGs, deputados federais e estaduais e prefeitos de cidades que contam com campi dessas unidades.

De acordo com relatos de dirigentes das instituições de ensino, tanto no RS como em outros estados, as unidades correm o risco de não conseguirem sequer terminar o ano letivo. Segundo eles, os cortes variam de 15% no custeio e de até 40% nos investimentos, pondo em risco até mesmo a continuidade de diversas obras de expansão de alguns campi.

A Reitora do IFFar, Carla Comerlato Jardim, destacou que o evento busca organizar um processo de mobilização para assegurar que as instituições continuem ofertando educação pública e gratuita de qualidade, e contribuindo com o desenvolvimento científico e tecnológico do Rio Grande do Sul.

"O Brasil e o Rio Grande do Sul tiveram grandes avanços no ensino superior federal na última década. E essas são conquistas do povo e da comunidade acadêmica que não podemos deixar que retrocedam”, acrescentou o presidente da ALRS, deputado Edegar Pretto.

21558019 1392241134230410 8555433260333219381 n

Secom (com informações da Assembleia Legislativa do RS)