Página inicial > Últimas Notícias > Universidades e institutos federais do RS realizam ato conjunto no sábado
Notícias IF Farroupilha

Universidades e institutos federais do RS realizam ato conjunto no sábado

Publicado em Terça, 26 de Setembro de 2017, 12h16 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

As 10 instituições federais de ensino do Rio Grande do Sul, incluindo a UFSM e o Instituto Federal Farroupilha, vão realizar ato em defesa de orçamento para a educação pública neste sábado (30). Nesta data, termina o dinheiro liberado pelo governo para manutenção e funcionamento das instituições.

banner notícia Frente gaucha em defesa das IEFs

O Dia D é uma mobilização organizada pela Frente Gaúcha em Defesa das Universidades e Institutos Federais do Rio Grande do Sul, que conta com a participação dos 16 partidos políticos que formam as bancadas na Assembleia do RS, das 10 instituições federais de educação do estado e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

A Frente foi formada no dia 18 de setembro, durante ato organizado pela Assembleia Legislativa do RS. A mobilização se dá em razão dos cortes de até 40% nos orçamentos de 2017 das instituições de ensino. Caso os repasses não sejam integralizados, as universidades e os institutos federais ficam impossibilitados de manter o funcionamento.

Segundo os dirigentes das instituições, no dia 30 de setembro se esgotam os recursos disponíveis para as universidades. Além disso, o reitor da UFSM, Paulo Burmann, disse que os cortes orçamentários fizeram com que R$1 bilhão deixasse de entrar no Rio Grande do Sul, estado que já vem sofrendo consequências severas da crise econômica.

A reitora do IF Farroupilha, professora Carla Jardim, lembrou o papel dos institutos federais no desenvolvimento regional e na emancipação das camadas mais pobres da população. Os três Institutos Federais do Rio Grande do Sul atingem mais de 100 municípios do estado. No entanto, os cortes orçamentários já ameaçam a permanência dos alunos. “Milhares de jovens pobres estão sendo obrigados a abandonar suas atividades acadêmicas por conta da redução dos recursos ao Programa Nacional de Assistência Estudantil”, disse a reitora.

Atividade do Dia D no IFFar será realizado em Júlio de Castilhos

Durante os dias 29 e 30 de setembro, o Instituto Federal Farroupilha realiza a VIII Mostra de Educação Profissional e Tecnológica (Mept) no Campus Júlio de Castilhos. O evento oportuniza à comunidade conhecer trabalhos e projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos em todas as unidades do IFFar.

Na abertura oficial, no sábado, às 9h, a reitora do IFFar, professora Carla Comerlato Jardim, vai falar sobre a situação financeira da instituição. Depois, como parte da programação conjunta de todas as instituições do Rio Grande do Sul, será realizado um abraço simbólico no campus. As outras unidades do IFFar também realizarão atividades na data.

Secom – com informações da Assembleia Legislativa do RS