Página inicial > Últimas Notícias > Campus Avançado Uruguaiana participa da Conferência Municipal de Igualdade Racial
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quinta, 05 de Outubro de 2017, 16h53 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar – Campus Avançado Uruguaiana participou da Conferência Municipal de Igualdade Racial nos dias 29 e 30 de setembro. O evento é uma prerrogativa legal para o levantamento de demandas relacionadas à temática.

Abertura Conferência

Foto: abertura da Conferência Municipal de Igualdade Racial de Uruguaiana, no dia 30 de setembro

A vice-presidente do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Avançado Uruguaiana, Kauana Amaral, foi quem representou a instituição. Nos grupos de discussão foram colocadas as demandas do município, entre elas o mapeamento dos territórios negros.

Essa última sugestão partiu da presidente do Neabi do campus Avançado, Izabel Barbosa, e da coordenadora da CAI, professora Priscyla Hammerl, que também coordena o projeto de pesquisa “Territórios Negros na fronteira oeste: mapeando os municípios de São Borja e Uruguaiana”.

De acordo com a presidente do Neabi do Campus Avançado de Uruguaiana, ações como a participação na conferência “desenvolvem um dos objetivos do projeto, que é possibilitar por meio da pesquisa dar visibilidade a territórios cuja história, memória e identidade referenciem a cultura afro”.

GT Aiyê

Foto: integrantes do Grupo de Trabalho Ayê do Campus São Borja participaram da Conferência no dia 30 de setembro

As demandas levantadas na Conferência Municipal são posteriormente encaminhadas às conferências Estadual e Nacional.

Projeto busca dar visibilidade à territórios negros

Territórios Negros são espaços que contam a história da escravidão, das lutas, da resistência e do combate ao racismo.

O projeto “Territórios Negros na fronteira oeste” busca mapear estes espaços nos municípios de São Borja e Uruguaiana. A ideia é dar visibilidade da história local para valorização desses territórios. Além disso, outra proposta deste projeto é possibilitar a formação de um roteiro turístico e de materiais pedagógicos que proporcionem desenvolvimento local.

Apresentação voluntários campus Uruguaiana

Foto: demandas levantadas na Conferência foram apresentadas para voluntários do projeto "Territórios Negros na fronteira oeste"

O projeto acontece com alunos voluntários, comunidade externa participante do Grupo de Trabalho Aiyê e alunos bolsistas.

Entre os colaboradores do projeto está a presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial de Uruguaiana e coordenadora da especialização de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena da Unipampa, Marta Iris Messias da Silveira.

Neabi – Todos os campi do IFFar possuem núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas ligados à Coordenação de Ações Inclusivas. Entre as principais atividades do núcleo estão a sensibilização da comunidade acadêmica, a promoção de projetos de ensino, pesquisa e extensão, fomento a políticas institucionais de acesso, permanência e participação de grupos afro-brasileiros e indígenas.

Secom – com informações do Neabi – Campus São Borja