Página inicial > Últimas Notícias > Servidores do IFFar publicam artigos em coletânea sobre psicologia escolar
Notícias IF Farroupilha

Servidores do IFFar publicam artigos em coletânea sobre psicologia escolar

Publicado em Segunda, 16 de Outubro de 2017, 19h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Três psicólogos do IF Farroupilha publicaram artigos para a coletânea de livros Práticas em Psicologia Escolar: do Ensino Técnico ao Superior. O objetivo das obras é apresentar práticas sobre a atuação de psicólogos em instituições brasileiras, em especial da Rede Federal.

44e2ce13 b20d 4d40 bd00 960fe476d931

Imagem: coletânea sobre psicologia escolar é composta por quatro volumes, todos disponíveis para download gratuito

Os livros foram lançados em setembro pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI). As obras foram organizadas pelo professor Fauston Negreiros, da UFPI e pela professora Marilene Proença Rebello de Souza, da Universidade de São Paulo (USP). Os quatro volumes estão disponíveis para download neste link.

Confira os artigos dos servidores do IFFar presentes nas obras:

• História da Psicologia Escolar e a Rede Federal de Ensino Profissional e Tecnológica – Solange Ester Koehler, psicóloga do campus Panambi, e Lourdes Mata (artigo presente no primeiro volume da coletânea);
  • O Lugar da Psicologia no Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul e a Participação na Rede Interna de Atendimento/Acompanhamento de Estudantes – Raquel de Wallau, psicóloga do campus São Vicente do Sul, Janete Cordeiro Lorenzoni, Neiva Ortiz (artigo presente no terceiro volume da coletânea);
  • Artesanato e multiplicidade do fazer em psicologia escolar: atuação no desenvolvimento dos sujeitos e na aprendizagem – Graciele Dotto Castro, psicóloga do campus Panambi (artigo presente no quarto volume da coletânea).

Para a psicóloga do campus Panambi, Solange Ester Koehler, a coletânea veio ao encontro de algo que existe somente no Brasil: instituições que oferecem cursos de ensino médio, superior e ensino fundamental.

“Há menos de 30 anos, os psicólogos estavam nas escolas para avaliar os alunos problemas”, explica Solange. Ela também disse que muitas vezes o psicólogo trabalhava somente com alunos de séries iniciais. No contexto atual da psicologia escolar, como mostra a coletânea, os profissionais da área devem entender a escola como instituição e compreender todas as relações que ocorrem nela.

Assim, de acordo com a servidora, os psicólogos dos IFs precisam participar da instituição e pensar as relações institucionais considerando os públicos dos diversos níveis de ensino oferecidos que interagem diariamente.

Livros objetivam apresentar práticas de psicólogos escolares de todo o Brasil

Para o professor da UFPI, Fauston Negreiros, um dos organizadores da coletênea, as obras contribuem para o desempenho dos profissionais de Psicologia que atuam na área da educação.

“O objetivo geral da coletânea é apresentar contribuições teóricas e práticas sobre a atuação de psicólogos escolares em diversas regiões do Brasil, do ensino Tecnológico ao Superior, em especial na rede federal de ensino, apresentando um panorama acerca do que vem sendo desenvolvido, construído e efetivado, pelos profissionais de psicologia escolar de forma consistente, engajada e inovadora”, declarou o professor ao site da UFPI.

Para o psicólogo do Instituto Federal Catarinense, Tiago Fernandes, a coletânea terá um impacto positivo sobre o trabalho dos profissionais nos campi de Institutos Federais.

“Os relatos de experiência são ricos em detalhes e as reflexões necessárias para uma atuação cada vez mais crítica. O compartilhamento de conhecimento é fundamental para que sejam desenvolvidas ou aprimoradas atividades voltadas ao cotidiano acadêmico, além de contribuir para a ‘co-construção’ de identidades profissionais mais coesas, respeitados os contextos e particularidades”, explicou Tiago Fernandes ao site do IFC.

Secom – com informações da UFPI e do IFC