Página inicial > Últimas Notícias > Servidores da reitoria debatem igualdade de gênero e machismo
Notícias IF Farroupilha

Servidores da reitoria debatem igualdade de gênero e machismo

Publicado em Quarta, 18 de Outubro de 2017, 10h08 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O movimento Eles por Elas foi lançado na Reitoria do IFFar na quarta-feira (11) com a realização de um Cine Debate entre os servidores. A campanha, criada pela ONU, visa engajar todas as pessoas em um movimento pela igualdade de gênero.

Servidoresauditório

Foto: servidores do IFFar reuniram-se no Auditório da Reitoria para debater questões de igualdade de gênero

Desde abril deste ano, o Instituto Federal Farroupilha assumiu o compromisso de potencializar a causa do Eles por Elas junto à comunidade acadêmica por meio da realização de atividades que estimulem o debate sobre igualdade e o fim da violência. A instituição integra, desde então, o Comitê Gaúcho Impulsionador do Movimento Eles por Elas da ONU Mulheres, junto da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e outras instituições.

O movimento foi lançado no IFFar oficialmente em setembro, durante a Mostra de Educação Profissional e Tecnológica, no campus Júlio de Castilhos. Desde então, as unidades do IF Farroupilha vem realizando atividades locais de lançamento da campanha.

Lançamentomept

Foto: alunos do IFFar e membros dos Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual participaram das ações do He For She durante  a VIII Mept

Na Reitoria, este lançamento se deu no dia 11 de outubro, com a realização de um Cine Debate no Auditório. Os servidores assistiram ao documentário “Precisamos falar com os homens?”, produzido pelo próprio movimento Eles por Elas, e em seguida debateram questões relativas à igualdade de gênero e situações de machismo.

A coordenadora de Ações Inclusivas do IFFar e integrante do Comitê Institucional do Movimento Eles por Elas, Fernanda Machado, falou que o debate “rendeu interessantes discussões a respeito dos efeitos do machismo sobre mulheres e homens”. Isto indica, para ela, que a Reitoria é um espaço fértil para a realização de atividades sobre a temática.

“Essas atividades se mostram cada vez mais relevantes, pois carecemos de argumentos qualificados para desconstruir noções naturalizadas sobre gênero, como por exemplo, a leitura biomédica ou binária com que os corpos ainda são classificados”, avaliou a professora Fernanda Machado.

Cartazdoc

Imagem: cartaz do documentário "Precisamos falar com os homens?". O filme completo pode ser assistido neste link (Créditos: Divulgação)

Para a ONU, igualdade de gênero ainda é uma meta

Durante a abertura do Cine Debate, a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IF Farroupilha, professora Nídia Heringer, falou sobre a importância da criação de espaços formais para a discussão de igualdade de gênero e empoderamento de mulheres.

Profnidiaheringer

Foto: pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFFar apresentou o movimento Eles por Elas para os servidores da Reitoria

A ideia dela é que, ainda que tenhamos uma igualdade idealizada, que, em tese, as mulheres possam atingir os mesmos espaços e posições que os homens, ainda é necessária a formalização de espaços para tratar do tema. Isso se dá porque a igualdade de gênero ainda não se efetivou – a meta da ONU é que esta igualdade seja atingida em 2030.

Esta desigualdade é tão difícil de ser desconstruída porque é histórica, de acordo com a professora Nídia Heringer. Ela citou como exemplo a baixa representação feminina na política, que pode ser entendida quando consideramos que o voto feminino no Brasil passou a ser permitido apenas em 1932.

Gestoras do IFFar falam sobre mulheres em posições de comando

No mês de março deste ano, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o IF Farroupilha publicou uma série de entrevista com mulheres dirigentes da instituição para falarem sobre sua trajetória e sobre a mulher enquanto gestora. Confira todas as entrevistas neste link.

Secom