Página inicial > Últimas Notícias > Seminário de Educação no Desenvolvimento Regional atrai 300 pessoas em Panambi
Notícias IF Farroupilha

Seminário de Educação no Desenvolvimento Regional atrai 300 pessoas em Panambi

Publicado em Terça, 24 de Outubro de 2017, 08h56 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Na última sexta-feira (20), mais de 300 pessoas de Panambi e municípios da região lotaram o auditório e uma sala de aula do Campus Panambi para assistir ao Seminário Educação no Desenvolvimento Regional, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. O evento reuniu autoridades, professores, técnicos, estudantes e representantes dos municípios de Panambi, Pejuçara, Condor, Santa Bárbara, Ijuí e Cruz Alta para debater a situação das instituições federais de educação, com enfoque no contingenciamento do orçamento, repasse de recursos e as possíveis consequências dessa defasagem orçamentária no que tange ao desenvolvimento regional. A atividade foi coordenada pelo Deputado Estadual Jeferson Fernandes, no ato representando o presidente da Assembleia do Estado.

Durante as falas, a Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFFar, Nídia Heringer, destacou a importância da educação ser prioritária no cenário nacional, tanto nas temáticas quanto nas questões orçamentárias. No caso do IFFar, “a instituição precisa ser ampliada para atender a demanda que existe, considerando que desde que foram criados os cursos no IFFar, há maior número de inscritos do que o número de vagas ofertadas. Esses dados demonstram a necessidade de ampliação de vagas em instituições públicas de ensino técnico e superior no Brasil, prejudicadas pelo contingenciamento de recursos”, afirma a Pró-reitora.

Gabrielle da Silva Roque, presidente do Diretório Acadêmico do Campus Panambi, relembrou a importância e qualidade dos institutos federais, criticando a apatia dos servidores e alunos na defesa da instituição. “Estão aguardando que falte o lanche no intervalo ou que as portas do campus fechem para começar a agir?”, provoca a aluna. “É mais que necessário que a comunidade discuta e participe da luta pelos institutos federais. E que se levante não bandeiras de partidos, mas sim uma única bandeira, a da educação”, finaliza. Já Telma de Souza Pires, presidente do Grêmio Estudantil, destacou o poder que o protagonismo jovem possui, relembrando as atividades estudantis realizadas em 2016 e pontuando sua retomada no momento atual. Telma também destacou a importância do IFFar no desenvolvimento econômico regional e intelectual dos que pela instituição passam, citando como exemplo o fomento ao pensamento crítico possibilitado por momentos como o oportunizado pelo debate. A aluna finalizou a fala lembrando que a “modificação social apenas é possível com a continuidade do investimento maciço em educação. Por isso devemos unir as forças para defender o nosso instituto”.

O desafio de todos os presentes, a partir da realização do evento, é conscientizar a comunidade de que a educação não é um mérito, mas um direito do cidadão. De acordo com a avaliação de Alessandro Callai Bazzan, Diretor Geral do Campus, “a comunidade atendeu ao chamado para debater a realidade da educação pública em Panambi, que é também uma realidade da nação. Debates como o realizado possibilitam que o público venha a se inteirar sobre a situação da educação pública no Brasil e, com isso, busque apoio dos parlamentares a fim de garantir a manutenção e ampliação do nosso campus e dos nossos cursos”.