Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Campus Santo Augusto aprendem sobre divisão celular através de histórias em quadrinhos
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quarta, 08 de Novembro de 2017, 10h01 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Durante o segundo semestre desse ano, os alunos do 1º ano do curso técnico em Administração do Campus Santo Augusto realizaram uma atividade de ensino interdisciplinar denominada “Divisão Celular em História em Quadrinhos”.

A proposta envolveu as disciplinas de Biologia, ministrada pela professora Camila Copetti, Língua Portuguesa, ministrada pelo professor Edevandro Sabino, Língua Inglesa, ministrada pela professora Miquela Piaia e Informática, ministrada pelo professor Sérgio Tiecher.

Além da integração das disciplinas participantes, o trabalho objetivou propiciar a integração entre os alunos para o trabalho em equipe; trabalhar a linguagem de história em quadrinhos nos seus âmbitos textuais e visuais, com foco temático na divisão celular, atendendo ao disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A construção de materiais didáticos possibilita, assim, o desenvolvimento de conteúdos e sua utilização inclusive como forma de avaliação conjunta.

Segundo a professora Camila Copetti, a partir das aulas expositivas e participativas para construção do conhecimento científico específicos de cada uma das disciplinas, os alunos formaram grupos para trabalhar o assunto e, como forma de sistematizar o conhecimento, elaboraram, sob a supervisão dos professores, uma história em quadrinho sobre divisão celular para crianças de 09 a 14 anos, adolescentes, adultos, cegos, tendo versões em inglês e virtual.

A avaliação foi feita de forma conjunta pelos professores envolvidos na atividade e levou em consideração os seguintes fatores: clareza, sequência e organização na apresentação; objetividade na abordagem do tema e o conhecimento sobre o assunto abordado; postura para a apresentação; qualidade do material apresentado e o uso adequado dos recursos; capacidade de despertar e manter o interesse do público-alvo pelo assunto.

Para a professora Camila, com este trabalho, foi possível acompanhar o envolvimento de todos os alunos na atividade, perceber a evolução na construção do conhecimento e, o mais importante, promover a interação professor, aluno e cotidiano. “Este trabalho mostra a nós, docentes, que a interdisciplinaridade não se trata de eliminar as disciplinas, mas torná-las cada vez mais comunicativas entre si”, destaca a professora.