Página inicial > Últimas Notícias > Professora do IFFar recebe premiação da Associação Nacional de História
Notícias IF Farroupilha

Professora do IFFar recebe premiação da Associação Nacional de História

Publicado em Segunda, 13 de Novembro de 2017, 10h04 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A Associação Nacional de História – Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS) selecionou a tese de doutorado da professora do IFFar – Campus Alegrete, Rachel dos Santos Marques, para compor sua principal publicação. Dos trabalhos selecionados, a tese da professora Rachel ficou em primeiro lugar.

Rachel dos Santos Marques realizou seu doutorado pouco antes de se tornar professora do IFFar, de 2012 a 2016, na Universidade Federal do Paraná. O título de sua tese é Para além dos extremos: Homens e mulheres livres e hierarquia social.

De acordo com a professora, o objeto de sua pesquisa são as hierarquias sociais. “Fiz uma pesquisa que buscava identificar pessoas de elevado prestígio social dentre a população livre pobre da Vila de Rio Grande no final do século XVIII”, conta Rachel. Sua pesquisa acabou mostrando que não era preciso pertencer à elite, ou ter riqueza, para se ter prestígio social e influência na localidade onde se vive.

A Vila de Rio Grande compreende o atual município de Rio Grande, no sul do estado.

Ter a tese de doutorado premiada é uma recompensa para um trabalho que é, segundo Rachel Marques, “de fôlego e bastante solitário”. “Para mim, a importância de receber o prêmio foi ter o retorno de que o trabalho por mim realizado tem pertinência para um grupo maior de pessoas”, relata a professora do campus Alegrete.

Sobre a Coleção ANPUH/RS

O trabalho da professora de história do IFFar – Campus Alegrete, professora Rachel dos Santos Marques, foi selecionado no Edital 2016-2018 da Coleção ANPUH/RS. De acordo com o site da Associação, o objetivo da Coleção é “propiciar uma alternativa de publicação de pesquisas históricas; divulgar a produção historiográfica sul-rio-grandense e de interesse dos associados; estimular a pesquisa e o debate histórico”.