Página inicial > Últimas Notícias > Professores moçambicanos participam de programa de formação no IFFar
Notícias IF Farroupilha

Professores moçambicanos participam de programa de formação no IFFar

Publicado em Terça, 14 de Novembro de 2017, 10h50 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Quatro professores moçambicanos - Ibraimo Leonardo, António Matabeira Joaquim Joia, Leonel Castigo Machanguangua, Alírio Dioníldio Jeremias Matavel -, participantes do Programa de Formação de Formadores de Moçambique em Ciências Agrárias, iniciaram, nesta segunda-feira (13), capacitação no Instituto Federal Farroupilha.

Foto Reitoria Recepção Professores Moçambique.JPG

Professores de Moçambique com a reitora do IFFar, Carla Jardim e o assessor de Relações Internacionais, Eliseo Gimenes, na frente da reitoria, em Santa Maria.

Durante quatro semanas, eles vão participar de cinco cursos (listados a seguir). As primeiras atividades são realizadas no Campus São Vicente do Sul, até o dia 24; a partir do dia 27, a formação tem continuidade, até o dia 8 de dezembro, no Campus Alegrete.

A ação integra o programa que é organizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e Autoridade Nacional da Educação Profissional (ANEP) de Moçambique.

Diversos institutos federais recebem professores desse país cujos pontos em comum com o Brasil impulsionaram a cooperação, como explica Marcelo Bender Machado, reitor do IFSul e ex-presidente do CONIF:

“Para muito além da história escravagista que nos liga lá no pretérito, a Língua portuguesa, as culturas que se mesclam nestes países colonizados por Portugal, a participação do Brasil na presidência da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa] e seu necessário protagonismo, entre outros pontos nos encorajaram a este caminho de relação internacional, principalmente como piloto de um grande processo de internacionalização da Rede Federal”.

O principal objetivo das atividades de formação é capacitar os formadores moçambicanos de instituições agrárias para que respondam de forma eficaz às exigências dos currículos e possam fazer uso integral, nas suas instituições, dos equipamentos, das técnicas e das metodologias inovadoras para as quais foram capacitados, além de atuarem como difusores de todo o conteúdo assimilado.

Confira os cursos e servidores do IFFar responsáveis por ministrá-los:

Curso 1: Mecanização Agrícola:
Douglas Dalla Nora (Campus Alegrete)
Marcos Hernandez e Tiarles Rosa dos Santos (Campus São Vicente do Sul)

Curso 2: Solos Cultivados:
Douglas Dalla Nora (Campus Alegrete)
José Alexandre M. Zanini, Evandro Jost e  Luis Aquiles de Martins Medeiros (Campus São Vicente do Sul)

Curso 3: Tecnologia de Produtos Agropecuários (Agroprocessamento):
Diogo Maus (Campus Alegrete)
Márcio Hornes, Bárbara Cecconi Deon, Marcelo Muller, Vanusa Granella, Ana Paula de Souza Rezer (Campus São Vicente do Sul)

Curso 4: Sanidade Animal:
Paulo Molina (Campus Alegrete)