Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo realiza visita técnica à Serra Gaúcha
Notícias IF Farroupilha

Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo realiza visita técnica à Serra Gaúcha

Publicado em Quinta, 16 de Novembro de 2017, 11h13 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Nova Petrópolis, Gramado e Canela foram os destinos da viagem técnica do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo à Serra Gaúcha.

Os acadêmicos das turmas 2016 e 2017 do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo realizaram viagem técnica à região da Serra Gaúcha nos dia 21 e 22 de outubro, percorrendo pontos turísticos das cidades de Nova Petrópolis, Gramado e Canela.

O roteiro incluiu atrativos como o Labirinto Verde no centro da Praça das Flores em Nova Petrópolis, local que proporciona uma oportunidade de brincar, perder-se e encontrar-se em meio à natureza, um dos principais cartões postais da cidade.

Na cidade de Gramado, o roteiro iniciou com um passeio pelo centro da cidade, com visita a Igreja São Pedro, Palácio dos Festivais, Rua Coberta e comércio.

Na sequência, foi a vez de visitar o Mini Mundo, um ambiente que contém réplicas de construções em miniatura do Brasil e do mundo, construídas em um jardim ao ar livre.

O passeio seguinte foi na Mina, uma reprodução de um mundo subterrâneo com caminho através de um túnel de 80 metros de extensão, formado por pequenos lagos e cascatas. Durante o percurso, o visitante ouve uma narrativa sobre a história da mineração. Neste lugar, são preservadas pedras preciosas e semipreciosas do Brasil, México, Índia, Estados Unidos e de outros países.

No Mundo a Vapor, o grupo se encantou com os cenários que relatam o desenvolvimento das máquinas a vapor, através das réplicas elaboradas pela família Urbani. A fachada do local apresenta uma remontagem do trágico acidente ferroviário que ocorreu em 1895 na capital da França – Paris: uma locomotiva em alta velocidade e desgovernada cruzou a estação de Monte Parnaso, estação de comboios. A locomotiva cruzou a parede e ficou presa a uma altura de 12 metros, sem tocar o chão. Este local atrai público de diversas idades e sempre merece uma foto. Além disso, proporciona um mini passeio de locomotiva.

A próxima parada foi o Lago Negro, ponto turístico onde se visita um lago com águas verde-escuras e que tem árvores plantadas a sua volta trazidas da região da Floresta Negra, na Alemanha. Ao redor deste lago, há uma pista de caminhada. No lago, é possível realizar passeio de pedalinho para apreciar as hortênsias e as azaleias que colorem o parque o ano inteiro.

Ainda em Canela, foi a vez de conhecer o Parque do Caracol, com direito a passeio na torre panorâmica e vista para a cascata homônima do parque, com uma queda livre de 131 metros. A água percorre uma formação basáltica, até despencar do topo. Acima da base, há um espaço para admirar o mirante. No parque, há uma escada ecológica com 927 degraus que leva até a base da cascata, mas desta vez ninguém se aventurou nesta atividade alternativa.

A ocorrência de chuva não desanimou o grupo que rapidamente se adaptou e reordenou as visitas aos locais planejados, incluindo mais um atrativo: o Museu dos Beatles. Aliás, esta foi uma prática a mais que os alunos experimentaram, percebendo que no turismo é preciso flexibilidade para lidar com os contratempos.

A turma também aproveitou a oportunidade para desfrutar de um belo café colonial, uma das atrações daquela região.

A viagem técnica à Serrra Gaúcha foi proposta pelos professores do curso e desenvolvida como parte prática da disciplina de Agências de Viagens e Transportes, ministrada pela professora Vânia Antunes.

A professora e coordenadora do Curso de Gestão em Turismo, Eliane Coelho, destaca que as viagens técnicas são oportunidades de aproximar os acadêmicos da realidade prática da atividade turística, permitindo a observação e análise de situações apresentadas de forma teórica em sala de aula. “A Serra Gaúcha foi mais uma experiência enriquecedora no desenvolvimento do curso”, afirmou.

Conheça o blog do curso

Fonte: Ascom - Campus São Borja