Página inicial > Últimas Notícias > Dirigentes da Rede Federal discutem acesso, permanência e êxito na Paraíba
Notícias IF Farroupilha

Dirigentes da Rede Federal discutem acesso, permanência e êxito na Paraíba

Publicado em Terça, 21 de Novembro de 2017, 08h13 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) sedia a 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2017) nos dias 20 a 23 de novembro. O evento reúne cerca de 1.200 líderes, de todo o País, no Centro de Convenções de João Pessoa.

REDITEC

O tema da Reditec 2017 é “Educação Profissional: acesso, permanência e êxito”. O evento é composto de palestras e mesas-redondas com educadores de renome nacional, além de lançamentos de livro e reuniões para traçar parcerias internacionais. Todas as 41 instituições da Rede Federal estarão representadas, além de 23 convidados de organizações do exterior.

O reitor do IFPB, Nicácio Lopes, destaca que a temática envolve grandes problemas da Rede, que congrega 644 campi. Ele lembrou que quase 80% dos estudantes das instituições têm renda familiar girando em torno do salário mínimo ou menos e que debater a ampliação do acesso, combater a evasão e garantir o término de um curso com vistas à empregabilidade é o desafio que move os líderes dos 38 Institutos, dos dois Cefets e da Escola Pedro II.

A Reditec conta ainda com a Mostra de Experiências Exitosas nas áreas de Ensino, Pesquisa, Gestão, Extensão e Internacionalização. Foram enviadas 250 propostas e apenas 25 trabalhos foram aceitos. Na mostra, educadores apresentam iniciativas bem sucedidas desenvolvidas nas instituições da Rede.

A Reditec é realizada anualmente pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pela Setec/MEC. O presidente do Conif, o reitor do IFMA Roberto Brandão, faz a abertura oficial da Reditec 2017 ao lado do reitor do IFPB, Nicácio Lopes, a partir das 19h, do dia 20 de novembro.

A apresentação cultural da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste vai entreter os participantes e a conferência inicial será do professor Luiz Fernandes Dourado, da Universidade Federal de Goiás. O grupo de estudantes artistas do IFPB - Campus João Pessoa, MP5 também se apresenta.

Os líderes da Rede se reúnem nos Fóruns temáticos de Planejamento, Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação, Relações Internacionais, Desenvolvimento Institucional e Educação no Campo. Reuniões com diretores gerais dos campi das cinco regiões do país são realizadas para traçar políticas.

Paralelamente, o IFPB realiza outros eventos que podem ser apreciados pelo público presente à Reditec. São eles, o II Simpósio de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (Simpif), II Seminário de Inovação Tecnológica (Sintif), o II Encontro de Educação a Distância (EEAD), III Competição de Robótica, Mostra de Extensão e Cultura. É a oportunidade de a sociedade entrar em contato com a produção de professores, técnicos e estudantes.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IFPB (texto adaptado)