Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do Campus São Borja é apresentado na Feira do Livro de Porto Alegre
Notícias IF Farroupilha

Projeto do Campus São Borja é apresentado na Feira do Livro de Porto Alegre

Publicado em Terça, 21 de Novembro de 2017, 12h58 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Dois professores e uma aluna do IF Farroupilha - Campus São Borja apresentaram o projeto de ensino Café com Livros na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre entre os dias 15 e 16 de novembro. Desenvolvido desde 2013, o projeto tem o objetivo de formar leitores entre os alunos através da realização de debates sobre livros.

Feira do Livro de Porto Alegre

​Imagem: Feira do Livro de Porto Alegre (Foto: reprodução fFcebook do Café com Livros)

A equipe do Café com Livros foi representada pelo professor coordenador do projeto, Jairo Oliveira, pela professora apoiadora, Cristiane Araújo, e pela aluna bolsista Emili Fano. Eles apresentaram o projeto sob a forma de pôster no I Encontro de Práticas de Mediação de Leitura Literária. A atividade foi promovida pelo IFSul e pelo Núcleo de Formação de Mediadores de Leitura da Câmara Rio-Grandense do Livro.

De acordo com a aluna Emili Fano (leia o relato completo abaixo), a participação na Feira possibilitou a troca de experiência com vários projetos mediadores de leitura. "É bom saber que no Rio Grande do Sul existem vários projetos que incentivam a leitura e que a gente não está só", disse.

O projeto Café com Livros é desenvolvido no Campus São Borja desde 2013 e tem como objetivo principal proporcionar a reflexão sobre a leitura na escola e a formação de leitores literários. No ano passado, o primeiro encontro reuniu 80 participantes. Em 2017, o projeto desenvolve suas atividades desde o mês de março, discutindo temas como mulheres escritoras, livros que viraram filmes e jornalismo e literatura.

A próxima apresentação do projeto Café com Livros será nesta quinta-feira (23), no Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (9º SIEPE) da Unipampa, em Santana do Livramento.

Aluna conheceu a Feira do Livro e a cidade de Porto Alegre pela primeira vez

“Eu amei! Era acostumada com a feira do livro de São Borja, que é bem pequena comparada a feira de Porto Alegre, cheguei lá e me surpreendi, não só com a feira, também com Porto Alegre, nunca tinha ido lá”. Estas são as palavras de Emili Fano, aluna do curso Técnico em Eventos Integrado e bolsista do projeto de ensino Café com Livros, para tentar descrever ao menos um pouco de sua experiência “incrível e apaixonante” na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre e também na capital gaúcha, em sua primeira passagem por lá.

Emili Fano ao fundo poster do projeto Café com Livros

Imagem: Emili Fano, ao fundo, pôster do Projeto Café com Livros (Foto: reprodução Facebook Café com Livros)

Desde 2015 participando do projeto, Emili é uma verdadeira apaixonada pela literatura, e como tal, aproveitou cada momento da Feira do Livro de Porto Alegre. Realizou uma de suas maiores expectativas, conheceu a Casa de Cultura Mário Quintana. “Realizei um sonho, gosto muito do Mário Quintana, e foi muito fantástico ir lá no hotel que ele morava, ver o quarto com todos os detalhes”, disse.

Com a atenção de um bom viajante que não perde um detalhe sobre sua viagem, Emili pode experienciar a atmosfera de um dos eventos culturais mais importante do país. “É uma imensidão de estandes e na quinta-feira tinha muita gente lá, eu achei incrível poque tinha muita gente à procura de livros, o que é ótimo. Eu amo o Café com Livros e representar ele me faz sentir importante, porque é complicado nos dias de hoje pessoas que achem tempo pra ler, mas como diz o slogan da feira "tempo pra ler, todo mundo tem", disse Emili.

Emili deseja cursar a faculdade de Letras, e o Café com Livros e o IFFar já estão contribuindo muito para sua futura vida acadêmica. Além da Casa de Cultura Mário Quintana, Emili também conheceu o Centro Cultural Érico Veríssimo e o Santander Cultural.

Secom