Página inicial > Últimas Notícias > Aula prática de ciência forense integra alunos no Campus Panambi
Notícias IF Farroupilha

Aula prática de ciência forense integra alunos no Campus Panambi

Publicado em Quarta, 22 de Novembro de 2017, 11h38 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Na segunda-feira (20), alunos de todas as turmas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Panambi participaram de uma atividade científico-cultural que envolveu os fundamentos teóricos e práticos da ciência forense. A professora Ana Carolina Miranda criou um caso de um suposto assassinato, o qual precisava ser investigado pelos alunos.

Após a explanação teórica sobre a ciência forense, o que é uma cena de um crime, quais são os vestígios encontrados nessa cena e como um perito pode analisar os indícios encontrados no local, os alunos receberam o caso a ser solucionado. Os suspeitos eram os professores do curso de Ciências Biológicas. A partir de análises realizadas em laboratórios, foram avaliadas as impressões digitais, extrações de DNA dos fios cabelos, análise da arma com reagente e cromatografia a partir do bilhete deixado pelo/a suposto/a assassino/a. No dia seguinte às análises laboratoriais, cada grupo apresentou a solução para o caso, reconstituindo a cena do crime e narrando uma história sobre os motivos que o teriam desencadeado.

A aula envolveu todos os alunos e professores do curso, sendo uma atividade de integração que também abordou uma das possibilidades de atuação profissional para futuros egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: a ciência forense.