Página inicial > Últimas Notícias > Campus Santo Augusto realiza campanha anti-bullying em prol da gentileza
Notícias IF Farroupilha

Campus Santo Augusto realiza campanha anti-bullying em prol da gentileza

Publicado em Quarta, 29 de Novembro de 2017, 09h15 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Preocupadas com a questão da agressividade nas relações entre os alunos, as professoras do Campus Santo Augusto Stéphane Dias e Miquela Piaia, das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura  e Língua Inglesa, promoveram neste semestre, com os alunos do 2º ano do curso técnico em Informática, uma campanha anti-bullying em prol da gentileza denominada “Kind Campaign”.

A ideia surgiu quando a professora Stéphane ouvia a música “Pumped Up Kicks”, da banda californiana Foster the People. “Percebi que a canção tinha potencial para um trabalho importante em sala de aula. Buscando materiais de apoio, encontrei uma entrevista que instigava a reflexão e um vídeo sobre a campanha anti-bullying que a banda estava divulgando e ampliando, a “Kind Campaign”. Pensei, então, que poderíamos nos unir ao coro através do uso da linguagem, o que iria fomentar a expressão em português e inglês, através de uma banda que é conhecida pelos alunos. A receptividade foi maior do que imaginávamos, pois logo que a imagem do videoclipe apareceu, eles demostraram um sentimento muito forte pela banda. Ali estava claro, mais uma vez, o potencial do diálogo que a arte e os artistas suscitam”, explica a professora.

Stéphane destaca que o uso de placas no projeto surgiu após uma longa viagem de ônibus. "Fiquei olhando para sinalizações no banco da frente durante horas a fio. Comecei, então, a pensar no uso pedagógico e criativo daquela linguagem. A ideia seria usar o formato de placas para expressar um "comando" de gentileza em português e em inglês, em um trabalho conjunto com a professora Miquela. Haveria uma identidade visual única da campanha - a estudante Vanessa Moura trabalhou alguns modelos e chegou a uma proposta incrível em cor amarela. O que os alunos nos entregaram superou nossas expectativas. Em termos de linguagem, eles logo conectaram a campanha com a poesia simbolista, na leitura de que precisávamos nos valer de recursos sugestivos de linguagem para instigar a reflexão no público".

No dia 14 de novembro, foi feita a filmagem da apresentação musical da paródia de “Pumped Up Kicks” produzida pelos alunos. Nesse dia, outras turmas foram convidadas a participar com os cartazes da campanha, produzidos pelos estudantes do 2° ano do técnico em Informática e que estão agora espalhados pelo campus, e com balões. Stéphane explica que, para que tudo pudesse acontecer, várias pessoas ajudaram as duas professoras, entre elas, o aluno do 1º ano de Informática Daniel Henrique Chrischon, que tocou na banda dos alunos da turma, o aluno do 2º ano do técnico em Agropecuária Leonardo Adão Andrades Paplowski, que filmou a apresentação com um drone, o assistente de alunos Marcos Santos, o estagiário Uianes Biondo e o professor Sandro Amorin de Souza, que também participaram do trabalho musical e da filmagem que os alunos organizaram e estão finalizando. "É um trabalho que ainda não acabou. Queremos que essa mensagem seja levada ao público e que as pessoas sejam tocadas por ela como nós fomos!”, diz a professora.

Para a professora Miquela, "fazer pensar e refletir sobre um assunto tão delicado e profundo como o bullying é estender a mão, enquanto educadores, para que os jovens saibam com quem podem contar: é uma forma de dizer aos estudantes que estamos aqui e nos importamos". Quanto ao resultado do trabalho, uma frase da estudante Laura Böehm resume: 'Só aqui no IFFar para fazermos algo tão grandioso e importante'.

O vídeo com a música gravada no dia 14 pode ser conferido no facebook: https://www.facebook.com/iffarroupilhasantoaugusto/

Kind Campaing