Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Campus Santo Augusto vivenciam o empreendedorismo na sala de aula
Notícias IF Farroupilha

Alunos do Campus Santo Augusto vivenciam o empreendedorismo na sala de aula

Publicado em Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 11h21 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Você já ouviu falar em plano de negócio? E pitch? Essa foi a forma final de apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos do 3º ano do Curso Técnico em Informática do Campus Santo Augusto na disciplina de Empreendedorismo, realizada na segunda-feira (04).

O plano de negócio auxilia o empreendedor a traçar ações que podem levá-lo a conhecer melhor o propósito do seu negócio, ou seja, é pôr no papel tudo o que se pretende realizar, do produto à forma que será utilizada para se comunicar com os clientes. Já o pitch é uma apresentação curta, objetiva e com enfoque na promoção de uma ideia, em que é comunicado um novo negócio em prospecção de maneira resumida e rápida.

No momento da apresentação, os alunos puderam exercitar a comunicação e o estudo do plano de negócio que desenvolveram ao longo do ano de 2017. Os alunos foram acompanhados durante a disciplina pelos professores Simone Beatriz Nunes Ceretta, Pedro de Gois e Elisandro João de Vargas. Cada professor abordou diferentes conteúdos e pontos de vista, ampliando o horizonte de negócio com os alunos.

Segundo o professor Elisandro, na disciplina de empreendedorismo, os alunos são incentivados a desenvolver o “senso de empreendedor”, sendo inseridos em contextos que buscam explorar a teoria e a prática, desenvolvendo conhecimentos básicos que um bom empreendedor necessita para criar um negócio de sucesso. Os alunos são levados a pensar no desenvolvimento do produto ou serviço, a análise das características do público consumidor, forma de comunicação, tributação da empresa, tempo de retorno do investimento, entre outras informações. “Os conteúdos dos planos de negócio e as apresentações dos pitch dos alunos foram de ótima qualidade, sendo possível afirmar que muitos dos planos propostos possuem grande possibilidade de virar negócio na prática”, afirma Elisandro.

Os professores Elisandro e Pedro, que participaram das apresentações, ficaram felizes em presenciar a grande evolução dos alunos. “Este tipo de exercício permite que os alunos pensem sobre o futuro, as dificuldades e potencialidades que envolvem o processo de empreender e, quem sabe, pode estimular ideias que se tornem geradoras de empregos e renda. Este nível de conhecimento se aplica a todos os alunos que passam por disciplinas como esta no IFFar, contribuindo para uma formação cidadã e que oportuniza pensar em novas formas de trabalho, inovação e criatividade associadas à tecnologia e à educação”, destacam os professores.

Cada campus do IFFar possui um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), cuja finalidade é incentivar ações voltadas ao desenvolvimento tecnológico, à inovação e ao empreendedorismo. No Campus Santo Augusto, os alunos e a comunidade podem buscar orientação junto ao NIT para protegerem tecnologias desenvolvidas e aprimorar seu plano de negócio, estando previstas para 2018 atividades que fortaleçam ainda mais a prática do empreendedorismo.

Negócios desenvolvidos pelos alunos da Informática:

Pointeen (proposta de uma livraria-café como espaço cultural e de serviços): Martieli, Maria, Rafael Briato e William;

ProduTop (aplicativo de comparação de preços voltada para mercados locais e regionais): Douglas, Lucas, Samael e Anderson Barasuol;

3GMJ PUB (espaço de entretenimento e lazer diferenciado para a região): Gisele, Marina, Geovana Gilberto e José;

Agritec Drones (proposta de um sistema de monitoramento e de apoio à decisão ao setor agropecuário com apoio de drones): Rodrigo, Henrique e Leonardo;

DVX Trufas (composição de produtos com base em chocolates e matérias-primas diferenciadas): Alexandre, Darlan e Vinícius;

CAMF Segurança Agropecuária (proposta de um serviço profissional de segurança e prevenção de roubos e furtos no setor agropecuário): Ariam, Cândido, Felipe e Matias;

BlockNet (proposta de um sistema de bloqueio localizado de sinais wireless): Pedro, Jeison e Rafael Lutz.