Página inicial > Últimas Notícias > Campus Alegrete desenvolve projeto de produção de leite de ovelha e derivados
Notícias IF Farroupilha

Campus Alegrete desenvolve projeto de produção de leite de ovelha e derivados

Publicado em Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 10h47 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete desenvolveu um projeto de produção de leite ovino e derivados envolvendo os cursos superiores de Zootecnia e Agroindústria. A produção foi inspirada no sistema de produção dos queijos de Serra da Estrela, em Portugal.

FOTO 3

Imagem: queijos produzidos do leite de ovelha no Campus Alegrete (Crédito: GPER)

Durante viagem a Portugal, para assinatura de um convênio entre o Instituto Federal Farroupilha e o Instituto Politécnico de Bragança, em 2012, o professor do Campus Alegrete, Otacílio Silva da Motta, teve a oportunidade de conhecer o sistema de produção dos queijos de Serra da Estrela, feito com leite de ovelha e com denominação de origem controlada, reconhecido mundialmente pela preservação cultural e sabor característico. O professor voltou com a ideia de desenvolver um sistema de produção semelhante no IFFar - Campus Alegrete, viabilizando a nova alternativa para os produtores da região.

Para desenvolver o projeto, contou com o apoio do professor Emmanuel de Camargo. Em 2014 os dois professores conseguiram incluir no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) a meta de desenvolver a ovinocultura leiteira no Campus Alegrete.

Já no ano de 2015, os professores, mediante disciplina eletiva para o curso de Bacharelado em Zootecnia, ofertaram formação específica em Ovinocultura Leiteira, com 15 alunos inscritos na primeira turma de zootecnistas. “Essa medida foi necessária para capacitar os estudantes para as demais etapas do projeto”, destaca o professor Otacílio.

Buscando a complementação profissional, no ano de 2016, na segunda oferta do componente curricular eletivo, após os estudantes, estagiários e demais colaboradores construírem a plataforma de ordenha na Lepep de Ovinocultura, foi realizada uma visita técnica à Casa da Ovelha em Bento Gonçalves/RS e ao campus do IFRS dessa mesma cidade. Os proponentes trouxeram na bagagem uma ordenhadeira para ovinos, fruto das tratativas realizadas junto ao IFRS - Campus Bento Gonçalves.

Finalmente, no mês de novembro de 2017, após a soma de esforços com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Ruminantes (GPER), teve início a ordenha das primeiras ovelhas da Lepep de Ovinocultura da raça Texel e Crioula. Com a coleta do leite ovino, iniciou-se a produção de queijos na LEPEP de Agroindústria do campus.

Os professores Otacílio da Motta e Emanuel de Camargo afirmam que ainda pretendem trazer muitas novidades para os próximos anos, através de ações de pesquisa, ensino e extensão.