Página inicial > Últimas Notícias > Campus Jaguari inicia curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos
Notícias IF Farroupilha

Campus Jaguari inicia curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

Publicado em Segunda, 12 de Março de 2018, 10h30 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

No dia 09 de março, foi realizada a aula inaugural do curso Instalador de Sistemas Fotovoltaicos no Campus Jaguari.  De forma pioneira, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (Campus Jaguari), juntamente com os Institutos Federais de Minas Gerais (Campus Ribeirão das Neves), de São Paulo (Campus Boituva) e do Sul de Minas Gerais (Campus Poços de Caldas), assumiu a responsabilidade de ofertar o Curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos.

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para instalar sistemas de energia solar fotovoltaica de acordo com a legislação vigente e normas aplicáveis à qualidade, à saúde, à segurança e ao meio ambiente.

Com o tema ‘Energia fotovoltaica - mercado atual e projeções para o futuro’, a aula inaugural foi ministrada pelo engenheiro eletricista Paulo Fernando Alves Filho, que é diretor técnico de uma empresa de engenharia e consultoria.

Na abertura do evento, que ocorreu de forma concomitante com os outros 3 institutos federais que também ofertam o curso, o professor Eliseo Gimenez Salvatierra, representante da Reitoria do IFFar, recepcionou os alunos ressaltando a importância da realização de cursos de formação inicial e continuada, especialmente sobre este tema. O professor Adriano Cavalheiro Marchesan, coordenador do curso, também deu as boas vindas aos estudantes e elucidou a forma como o curso foi planejado e sua programação. Também foram exibidos os vídeos de Eline Nascimento (da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – Setec/MEC), que abordaram as ações da Rede Federal voltadas ao desenvolvimento de Energias Renováveis, e o vídeo desenvolvido pela GIZ e seus parceiros (GIZ: Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH), que trata da educação profissional para Energia Fotovoltaica.

Com 20 estudantes matriculados, o curso tem carga horária de 160 horas e será ministrado durante o primeiro semestre de 2018, com aulas nas sextas e sábados.