Página inicial > Últimas Notícias > Abril Tech - IFFar vai lançar novas tecnologias para a comunidade acadêmica
Notícias IF Farroupilha

Abril Tech - IFFar vai lançar novas tecnologias para a comunidade acadêmica

Publicado em Quarta, 28 de Março de 2018, 14h50 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A cada semana do mês de abril, o Instituto Federal Farroupilha vai lançar uma nova ferramenta tecnológica para a comunidade acadêmica.

abril tecnologico banner notícia

No total, serão quatro ações que promoverão uma maior integração entre estudantes, servidores e a instituição como um todo. De acordo com a Diretoria de Tecnologia da Informação do IFFar (DTI), responsável pelas ações do Abril Tech, a intenção é marcar o mês com ações que estão sendo configuradas ou desenvolvidas para a comunidade acadêmica.

Conheça abaixo as ferramentas e as datas previstas para a implantação.

• E-mail institucional para estudantes

Previsão de Implantação: 03 de abril

Serão disponibilizados para os estudantes do IFFar uma conta de e-mail com diversos aplicativos. Além do e-mail, os acadêmicos poderão contar com uma conta do Office 365 e suas diversas funcionalidades, como MS-Word, MS-Excel e MS-PowerPoint dentre outras aplicações .

Para acessar o portal o estudante deverá entrar no Portal da Microsoft e utilizar o seu login de acesso: (nome.sobrenome)@aluno.iffar.edu.br.

• Aplicativo para telefone celular IFFar Mobile

Previsão de Implantação: 10 de abril

Um aplicativo com funcionalidades institucionais direcionado para o SIGAA. Com o aplicativo será possível conhecer a história do IFFar, consultar os módulos do SIG com notas e disciplinas e receber notificações com informações da Instituição. Com o tempo, novas funcionalidades serão adicionadas ao aplicativo.

• Sistema de web conferências para servidores

Previsão de Implantação: 17 de abril

O conferência web é um serviço de comunicação e colaboração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes. O serviço possibilita que, mesmo distantes geograficamente, os participantes compartilhem áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela de seus computadores.

• Sistema de Agendamento de Refeições (SAR)

Previsão de Implantação: 24 de abril

Inicialmente esta aplicação permitirá aos alunos dos campi consultar o cardápio dos Restaurantes Universitários. A segunda etapa da implantação, ainda sem previsão de data, vai permitir aos alunos agendar as refeições nos Restaurantes.

Equipe de desenvolvedores do SIG se reúne em abril

Além do lançamento de novas ferramentas para a comunidade, no mês de abril também ocorre o Encontro da Equipe de Desenvolvedores do Sistema Integrado de Gestão do IFFar (SIG).

No dia 18, o grupo se reúne para promover uma melhor compreensão da demanda que será executada no decorrer das ações específicas do sistema, integrando o IFFar com outros institutos qua já possuem suas equipes. O encontro vai contar com a participação de servidores do Instituto Federal do Pará (IFPA).

No dia 19 a equipe do IFPA terá agenda com os servidores da reitoria e com a Gestão do IFFar.