Página inicial > Últimas Notícias > IFFar divulga relatório da avaliação da flexibilização da jornada de trabalho
Notícias IF Farroupilha

IFFar divulga relatório da avaliação da flexibilização da jornada de trabalho

Publicado em Segunda, 09 de Abril de 2018, 11h09 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O relatório da avaliação da flexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação do IFFar está disponível para a comunidade. O documento apresenta um diagnóstico qualitativo e quantitativo do trabalho desempenhado pelos servidores em setores com jornada ininterrupta.

Anexos:

O relatório foi organizado pela Comissão Permanente criada em 2016 especificamente para este fim, a qual é composta por servidores de todas as unidades do IFFar.

Conforme o regimento que estabelece a forma de trabalho da comissão, a avaliação foi realizada por meio de formulário eletrônico direcionado para três categorias: servidores que fazem jornada flexibilizada, para as chefias imediatas desses servidores e aos públicos usuários (alunos, servidores e comunidade externa). Os resultados obtidos através do questionário foram compilados e enviados para o Gabinete da Reitoria.

As chefias e os servidores com carga horária flexibilizada, além de responderem ao questionário via SIG, também foram convidados a responder um documento específico enviado por e-mail. Os demais participantes da comunidade acadêmica responderam através do SIG.

Os formulários foram disponibilizados à comunidade no período de 19 de outubro a 20 de dezembro de 2017.

No relatório, disponível em anexo, é possível verificar a avaliação realizada por cada categoria.

Saiba como funciona a jornada flexibilizada no IFFar

A partir da Resolução aprovada pelo Conselho Superior em 2013, servidores técnico-administrativos em educação em setores que demandam atendimento ao público ininterrupto por 12 horas diárias ficaram autorizados a flexibilizar sua jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais.

Atualmente, 247 servidores trabalham em regime de trabalho estendido na Reitoria e nos campi da instituição. Confira a lista de setores:

• Ações Inclusivas;
  • Almoxarifado e Patrimônio;
  • Apoio Pedagógico;
  • Assistência Estudantil;
  • Bibliotecas;
  • Coordenação de Engenharia e Arquitetura.
  • Estágios;
  • Estúdio de WebTV;
  • Gabinete da Reitora;
  • Gestão de Pessoas;
  • Laboratórios de Ensino;
  • Licitações e Contratos;
  • Orçamento e Finanças;
  • Produção;
  • Protocolo;
  • Registros Acadêmicos;
  • Secretaria de Comunicação;
  • Tecnologia de Informação.

Para que a ampliação ocorra, há pelo menos dois pré-requisitos: necessidade de um maior período de funcionamento do setor e número de servidores compatível com as necessidades demandadas pela mudança.

A ampliação do atendimento funciona da seguinte maneira: nos setores do IF Farroupilha que precisam funcionar por mais tempo, o expediente passa de 8 horas com intervalo para 12 horas sem interrupção.