Página inicial > Últimas Notícias > Maternidade Compulsória é tema de palestra na Reitoria
Notícias IF Farroupilha

Maternidade Compulsória é tema de palestra na Reitoria

Publicado em Quarta, 09 de Mai de 2018, 15h58 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A palestra “Maternidade Compulsória: a produção social da obrigação feminina de ser mãe”, promovida pelos Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis) e pelo Comitê Institucional do He for She do IFFar, ocorreu nesta terça-feira (8), no Auditório da Reitoria.

Mat Compulsória Laura EdRed

Foto: a professora Laura Regina da Fonseca, da UFSM, fala sobre maternidade como produto social

Assista aqui a palestra na íntegra

A palestra foi ministrada pelas professoras Katiúcia Pletiskat, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e Laura da Fonseca, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento contou com transmissão ao vivo pela WebTV do IF Farroupilha.

A professora Katiúcia Pletiskat explicou o tema da palestra afirmando que em nossa sociedade as meninas são estimuladas o tempo inteiro a serem mães. Ela citou como exemplo os brinquedos infantis, as expectativas da sociedade e a influência da religião como alguns destes estímulos. Esta intensa influência cultural acabaria por gerar nas mulheres uma obrigação em serem mães.

A professora da Unipampa também comparou a diferença entre a expectativa relacionada à maternidade e à paternidade. Ela mostrou uma manchete de um site de notícias que afirma que no Brasil existem 5,5 milhões de crianças sem pai no registro. Se para a mulher a maternidade parece compulsória, para os homens não.

Mat Compulsória Cat EdRed

Foto: a maternidade poderia ser pensada como uma escolha, para a professora Katiúcia Pletiskat, da Unipampa

Laura Fonseca explicou que a maternidade é um produto social que pode se apresentar como uma escolha para algumas mulheres e para outras não. “Como podemos entender a decisão da mulher quanto à maternidade no atual quadro de desigualdades de gênero, violências diversas e criminalização do aborto?”, perguntou a professora da UFSM.

Mat Compulsória Arthur EdRed

Foto: o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, Arthur Frantz, falou na abertura da palestra