Página inicial > Últimas Notícias > IFFar participa de Encontro Nacional da EJA na Rede Federal
Notícias IF Farroupilha

IFFar participa de Encontro Nacional da EJA na Rede Federal

Publicado em Sexta, 25 de Mai de 2018, 14h40 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

De 21 a 23 de maio, o IF Farroupilha participou do I Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos na Rede Federal, realizado no Campus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). O evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre professores, pesquisadores e estudantes de vários estados para avaliar os 11 anos de implantação da EJA na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por meio do decreto nº 5840, de 13 de julho de 2006.

O IFFar esteve representado pelos professores Édison Brito, Pró-Reitor de Ensino, Cléia Tonin, Assessora Pedagógica - PROEJA, Rosane Peixoto, Coordenadora do PROEJA do Campus Júlio de Castilhos, e Maira Schimitz,  Coordenadora do Programa Permanência e Êxito (PPE) do Campus Santa Rosa.

No dia 21 de maio, os Pró-reitores de Ensino participaram da reunião do FDE - Fórum de Dirigentes de Ensino da Rede Federal. Já no dia 22, à tarde, os professores participaram das mesas de relatos de experiências:

Tema: Projeto Político-Pedagógico, Currículo Integrado e Formação Docente

Mesa-redonda 1 - A Prática Profissional Integrada no Curso Técnico Integrado em Estética – Campus Santo Ângelo, apresentada e coordenada pela professora Cléia Tonin;

Mesa-redonda 2 - Bazar e o desenvolvimento da Prática Profissional Integrada no Curso Técnico Integrado em Comércio – Campus Júlio de Castilhos, apresentada pela professora Rosane Peixoto;

Mesa-redonda 3 - Curso Técnico Integrado em Vendas – PROEJA: relato de um trabalho de Prática Profissional Integrada (PPI) – Campus Santa Rosa, apresentado pela professora Maira Schimitz.

No dia 23, aconteceu o momento de lançamento de livros em que foram apresentadas as versões impressa e digital do livro "Histórias que merecem ser contadas - PROEJA Nacional 10 anos". A publicação traz histórias de alunos do PROEJA de diversos institutos federais do Brasil, inclusive com textos produzidos por alunas do Campus São Borja. O IFFar participou do Conselho Editorial que teve a coordenação do IFSUL – Campus Sapucaia com apoio da Assembleia Legislativa RS.

Documentos são aprovados no encontro - Um Plano de Ação e uma Recomendação foram aprovados na Plenária Final do I Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos da Rede Federal, encerrado nesta quarta-feira, 23. O Plano de Ação será encaminhado ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e às instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e a Recomendação será encaminhada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC).

Os três Institutos Federais do RS e o CTISM estão mobilizados e já organizam um encontro para o dia 29 de junho, em Santa Maria, para discutir os pontos aprovados no Plano de Ação com a participação dos Pró-Reitores de Ensino.

Este encontro ocorrerá junto ao XXII Encontro do Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos/FEJARS, que acontecerá em 29 e 30 de junho, tendo na abertura a participação da Comissão Especial para analisar a oferta de EJA no RS da Assembleia Legislativa.