Página inicial > Últimas Notícias > Reitora do IFFar reafirma permanência e êxito como prioridades institucionais
Notícias IF Farroupilha

Reitora do IFFar reafirma permanência e êxito como prioridades institucionais

Publicado em Terça, 19 de Junho de 2018, 14h47 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A reitora, Carla Jardim, falou durante o Encontro de Servidores da Assistência Estudantil do IFFar na tarde de ontem (18), no Auditório da Reitoria. Para o pró-reitor de Ensino, permanência e êxito têm sido políticas centrais na instituição.

Anexos:

DSC 1307 redim

Foto: reitora do IFFar, Carla Jardim, fala sobre permanência e êxito em mesa mediada pelo pró-reitor de Ensino, professor Édison Brito

O tema da fala da professora Carla Comerlato Jardim foi O papel estratégico da Assistência Estudantil no processo de permanência dos estudantes. Entende-se por permanência e êxito as situações em que o aluno matricula-se em um curso e consegue finalizá-lo.

De acordo com a reitora do IFFar, o papel dos servidores da Assistência Estudantil é central para a permanência dos estudantes. Ela também citou outras ações que colaboram e a responsabilidade de outros servidores, como os docentes, no processo de permanência dos estudantes.

Devido às características sócio econômicas da maioria dos alunos do IFFar, “o cuidado com os estudantes e as estratégias formalizadas de Assistência Estudantil sempre foram uma preocupação constante no IFFar”, disse a reitora Carla Jardim. Grande parte dos alunos da instituição têm baixa renda.

DSC 1310 redim

Foto: servidores da Assistência Estudantil de todos os campi do IFFar participam do Encontro

Carla Comerlato Jardim explicou que, desde a criação do Instituto Federal Farroupilha, a instituição reserva recursos para ações assistenciais que colaboram com a permanência e o êxito dos estudantes, mesmo antes de decretos exigirem um percentual mínimo. “Estudantes que não tivessem o respaldo institucional estariam fadados ao abandono”, lembrou a reitora, referindo-se à situação de grande parte dos estudantes do IFFar.

Como ações que colaboram para a permanência e êxito dos estudantes, a reitora do IFFar citou a participação em projetos de ensino, extensão e pesquisa e o recebimento de bolsas e auxílios. Ela também criticou a visão de que a reprovação de alunos se dá em razão de os cursos terem níveis elevados de qualidade.

O pró-reitor de Ensino do IFFar, professor Édison Gonzague Brito, disse que a permanência e o êxito já têm sido políticas centrais na instituição. Para ele, não basta garantir acesso, é preciso garantir a permanência dos estudantes.

DSC 1314 redim

Foto: servidores da Assistência Estudantil das unidades do IFFar participam do encontro até esta quarta-feira (19)

Encontro de Assistência Estudantil do IFFar – o evento ocorre nos dias 18 e 19 de junho no Auditório da Reitoria do IFFar, com transmissão da WebTV. A realização do Encontro parte da necessidade de discutir o papel estratégico da Assistência Estudantil e suas áreas de atuação na permanência e no êxito dos discentes do IF Farroupilha. A programação completa está disponível nos anexos desta notícia.