Página inicial > Últimas Notícias > II Encontro da EJA/EPT da Rede Federal do RS acontece em Santa Maria
Notícias IF Farroupilha

II Encontro da EJA/EPT da Rede Federal do RS acontece em Santa Maria

Publicado em Quinta, 05 de Julho de 2018, 12h25 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O II Encontro da EJA/EPT (PROEJA) da Rede Federal do Rio Grande do Sul reuniu, no dia 29 de junho, em Santa Maria, instituições que fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional do estado.

Participaram os três Institutos Federais do RS - IF Farroupilha, IFRS e IFSul, o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria/CTISM, o Colégio Politécnico de Santa Maria e o Colégio de Aplicação da UFRGS.

O objetivo foi definir ações para a Educação de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional e Tecnológica EJA/EPT (PROEJA) no estado. A programação contou com a discussão e elaboração de proposições que reafirmaram a necessidade da retomada dos processos de implantação de cursos vinculados ao PROEJA, as dificuldades enfrentadas para consolidação do PROEJA na Rede Federal e as experiências que têm possibilitado a melhoria do acesso, da permanência e do êxito dos (as) estudantes nas instituições.

Foram apresentados relatos de experiências de estudantes e docentes e os desafios e possibilidades do PROEJA na visão da gestão do Ensino, com participação dos professores Édison Gonzague Brito da Silva – PROEN/IFFar e Marcelo Freitas da Silva - Coordenação de EBTT/UFSM.

O encerramento do II Encontro foi com a conferência “Educação de jovens, adultos e idosos em tempos sombrios: desafios históricos e possibilidades presentes” com a Professora Dra. Jaqueline Moll, da UFRGS/URI e “Oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o cumprimento das metas 11 e 12 do Plano Nacional de Educação” com a Presidente da Comissão Especial de Educação de Jovens e Adultos da Assembleia Legislativa, deputada Stela Farias.

Estiveram presentes mais de 200 participantes das seguintes instituições federais: IF Farroupilha representado pelos campi Alegrete, Jaguari, Júlio de Castilhos, Santa Rosa, Santo Augusto, São Borja, São Vicente do Sul; IFRS representado pelos campi Canoas, Porto Alegre, Restinga, Rio Grande, Pró-Reitoria- Bento Gonçalves; IFSul representado pelos campi Santana do Livramento, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Pelotas, Venâncio Aires; Colégio Técnico Industrial de Santa Maria; Colégio Politécnico de Santa Maria e Colégio de Aplicação da UFRGS.