Página inicial > Defesa Pública de Dissertação de Mestrado - Maria de Fátima da Rosa Farias - 09/08/19
Notícias

Publicado em Quinta, 01 de Agosto de 2019, 08h30 | por PROFEPT | Voltar à página anterior

Título do projeto: Discursos e estratégias de prevenção do suicídio de jovens estudantes no IFSul/Campus Pelotas: Ressonâncias e possibilidades de desconstruções

Orientador: Dr.ª Fernanda de Camargo Machado

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio,  e Dr. Marcos Adegas de Azambuja

Resumo: A pesquisa discorreu sobre a produção de discursos sobre a prevenção do suicídio de jovens estudantes no contexto do IFSul/Campus Pelotas. Justifica-pela  necessidade de compreender e experimentar (outras) estratégias de prevenção ao suicídio nesse âmbito. Tem como objetivo geral investigar a produção de discursos e a implementação de (outras) estratégias para a prevenção do suicídio de jovens estudantes no IFSul – Campus Pelotas.Como objetivos específicos, busca: compreender em que cenário discursivo emerge a preocupação com a prevenção do suicídio de jovens estudantes no IFSul/Campus Pelotas; problematizar como vem se produzindo discursos e estratégias de prevenção do suicídio no IFSul/Campus Pelotas; e experimentar a implementação de uma proposta de intervenção, voltada a produzir outros modos de conduzir a prevenção do suicídio no contexto do IFSul/Campus Pelotas, como produto educacional dessa pesquisa. A investigação utilizou como ferramentas analíticas as noções de discurso, poder, verdade e, de forma subjacente, a biopolítica, conforme o pensamento de Michel Foucault. A analítica ocorreu em 3 etapas: descrição e análise dos discursos enunciados nas notícias do Portal Institucional do IFSul/Campus Pelotas; busca, nas notícias analisadas, das principais recorrências discursivas sobre a implementação de estratégias de prevenção do suicídio no IFSul – Campus Pelotas; e  elaboração e implementação de uma proposta de intervenção, como produto educacional, voltado à produção de outros modos de conduzir a prevenção do suicídio no IFSul/Campus Pelotas. A analítica empreendida mostrou que o ato de falar sobre a questão foi se produzindo como um discurso emergente no Campus e se articula à implementação de várias estratégias de prevenção, como palestras, rodas de conversa, campanhas e a criação do Núcleo de Promoção e Prevenção em Saúde (NUPPS) no Campus Pelotas. A partir disso, formulou-se uma proposta de intervenção para o NUPPS, voltada à discussão de temas como nascimento, vida, morte e saúde mental com os estudantes do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual do IFSul/Campus Pelotas, na disciplina de Biologia. A finalidade do produto foi produzir outras formas de conduzir a prevenção do suicídio de jovens estudantes no espaço pedagógico da EPT, inserindo-se na perspectiva da formação integral dos estudantes, ao trazer o NUPPS para o espaço da sala de aula.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Suicídio; Prevenção.

Data da defesa: 09/08/2019

Horário: 09h

Local: Auditório, IFFar - Reitoria

Produto Educacional:

DISCURSOS E ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO DE JOVENS ESTUDANTES NO IFSUL/CAMPUS PELOTAS: RESSONÂNCIAS E POSSIBILIDADES DE DESCONSTRUÇÕES

Assunto(s):