Página inicial > Defesa Pública de Dissertação de Mestrado - IONE BRUM DA SILVA - 18/11/2019

Defesa Pública de Dissertação de Mestrado - IONE BRUM DA SILVA - 18/11/2019

Publicado em Sexta, 08 de Novembro de 2019, 10h51 | por PROFEPT | Voltar à página anterior

Título do projeto: MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA: UMA PROPOSTA DE CAPACITAÇÃO PARA ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA

Orientador: Dr.ª Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, e Dra. Elaine Maria Dias de Oliveira

Resumo: A presente dissertação de mestrado discorre sobre a utilização da mediação e da comunicação não violenta como forma de prevenção/resolução de conflitos no ambiente escolar. Desta forma, realiza uma pesquisa bibliográfica sobre a educação profissional e os Institutos Federais de Educação, seus objetivos e finalidades, assim como estuda a mediação, suas principais técnicas e a comunicação não violenta e sua aplicação. A seguir, para traçar os caminhos metodológicos da pesquisa, analisa a formação de lideranças estudantis no IFFar, bem como a política de não violência que vem sendo implementada, para elaborar o planejamento e execução de uma proposta de formação continuada. Com a análise da avaliação resultante da aplicação de uma oficina de mediação, junto às lideranças estudantis, no Campus Jaguari do IFFar, apresenta um Guia de Formação Continuada para Estudantes, a partir da temática “Mediação de Conflitos e Comunicação Não Violenta: uma proposta de capacitação para estudantes do Instituto Federal Farroupilha, visando a prevenção de conflitos no ambiente escolar.” A pesquisa aponta para a afinidade existente entre a mediação, a comunicação não violenta e a filosofia e objetivos dos Institutos Federais, que buscam a formação de pessoas capazes de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.

Palavras-chave: Educação Profissional. Mediação. Estudantes. Comunicação Não Violenta. Formação Continuada.

Data da defesa: 18 de novembro de 2019

Local: INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA