Página inicial > Defesa Pública de Dissertação de Mestrado - Itagiane Jost - 10/12/12

Defesa Pública de Dissertação de Mestrado - Itagiane Jost - 10/12/12

Publicado em Segunda, 25 de Novembro de 2019, 14h30 | por PROFEPT | Voltar à página anterior

Título da Dissertação: Ingresso de jovens no Ensino Médio: práticas de acolhimento nos Cursos Técnicos Integrados no IFFar Campus São Vicente do Sul
Produto Educacional: Guia para acolhimento de estudantes ingressantes dos Cursos Técnicos Integrados

Orientador: Dr.ª Marcele Teixeira Homrich Ravasio

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Não e Dr. Cênio Back Weyh

Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Campus Jaguari, sobre práticas de acolhimento nos Cursos Técnicos Integrados no Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul. Embasado na metodologia da pesquisa-ação, esta pesquisa qualitativa buscou compreender os aspectos relacionados ao ingresso no Ensino Médio Integrado e a contribuição de práticas de acolhimento, através do objetivo geral: construir um Guia com orientações pedagógicas para acolher os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados e objetivos específicos: a) identificar as ações desenvolvidas de acolhimento aos estudantes ingressantes; b) analisar as percepções dos estudantes acerca do trabalho institucional de acolhimento; c) conhecer os aspectos envolvidos no processo de ingresso em um Curso Técnico Integrado e; d) demonstrar a relação entre as ações de acolhimento com a permanência e o êxito dos estudantes. Os sujeitos da pesquisa foram os ingressantes nos Cursos Técnicos Integrados de Administração, Alimentos, Agropecuária e Manutenção e Suporte em Informática, num total de 262 estudantes. Os dados foram coletados através de duas fontes: dados institucionais de permanência e êxito entre os anos de 2014 a 2018 e, através da produção de texto, os quais foram submetidos à análise textual discursiva, emergindo duas categorias: Categoria 1: fatores facilitadores da permanência no Campus SVS e Categoria 2: fatores que dificultam a permanência no Campus SVS. Esta pesquisa dialoga com os seguintes referenciais teóricos: Dayrel; Carrano (2014), Frigotto (2018), Frigotto; Ciavatta; Ramos (2005), Leão; Carmo (2014), Manfredi (2002), Moraes; Galiazzi (2016), Oliveira (2010), Pacheco (2011), Vygotsky (2001; 2007), entre outros. A partir do estudo dos referenciais e da análise dos dados foi possível concluir que a passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio Integrado é um processo desafiador para o estudante. Nesse sentido, práticas de acolhimento podem se constituir como mediadora dessa transição, podendo contribuir com a permanência e o êxito. Assim, considerando a importância de os estudantes ingressantes conhecer o contexto escolar, sua organização, integrar-se socialmente aos colegas, servidores e ambientar-se nesse novo espaço para desenvolver sua autonomia e seu potencial foi elaborado como Produto Educacional um “Guia para Acolhimento de estudantes ingressantes dos Cursos Técnicos Integrados”. Para tanto, traz um roteiro com atividades a serem desenvolvidas durante os primeiros dias letivos.

Palavras-chave: Jovens. Ensino Médio Integrado. Práticas de Acolhimento.

Data da defesa: 10 de dezembro de 2019

Local: Auditório, IFFar - Campus Santo Ângelo

Produto Educacional:

Guia de acolhimento a estudantes ingressantes dos cursos técnicos integrados

Assunto(s):