Página inicial > Defesa Pública de Dissertação de Mestrado - Cilene da Costa da Silva Bettega

Defesa Pública de Dissertação de Mestrado - Cilene da Costa da Silva Bettega

Publicado em Quarta, 18 de Agosto de 2021, 14h41 | por PROFEPT | Voltar à página anterior

Título da Dissertação: Extinção de Abelhas: Subsídios para uma Proposta Pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica

Produto Educacional: Será o Fim da Picada? Extinção de Abelhas: Subsídios para uma Proposta Pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica

Orientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves,  e Dra Renata Hernandez Lindemann

Resumo: Com elementos identificados na pesquisa, buscou-se sinalizar caminhos para superar configurações curriculares fragmentadas e unicamente disciplinares. Mediante a temática extinção das abelhas, presente nas comunidades de origem dos estudantes, foram analisados elementos para currículo voltado para cursos de nível médio/integrados dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica. A temática pesquisada foi elencada a partir de grande exposição na mídia local quanto à mortandade de abelhas em apiários. Assim, surge a questão de pesquisa: “O que aconteceria se as abelhas fossem extintas?”. Tal questionamento originou o problema de pesquisa: Quais possibilidades, limites e desafios, em um processo educativo, no âmbito da educação profissional e tecnológica, são estruturados em torno da temática polinização feita pelas abelhas e consequências de sua possível extinção? Essa questão, por sua vez, justifica que o objetivo principal desta pesquisa esteja pautado em “Investigar compreensões de estudantes sobre o fenômeno do desaparecimento das abelhas, sobre possíveis impactos desse desaparecimento no meio natural, em suas vidas, no âmbito de um Curso Técnico Integrado em Agropecuária da Educação Profissional e Tecnológica”. A metodologia contou com investigação através de questionário, análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e Análise Textual Discursiva (ATD) nos discursos produzidos pelos estudantes no questionário investigativo. Os resultados encontrados podem ser sintetizados nas categorias: 1 - Produtos utilizados na agricultura são os responsáveis pela morte das abelhas; 2 - Sem abelhas a polinização (reprodução) das plantas ficará prejudicada; 3 - O que a mídia silencia: a relação entre o modelo de agricultura proposto pelo “agro” e a extinção das abelhas; 4 - Situação limite: o agronegócio como única forma possível de agricultura; 5 - Inédito viável: a agroecologia. Dessa maneira, esta pesquisa propiciou subsídios para o desenvolvimento de um produto educacional no formato de uma proposta pedagógica para a Educação Profissional e Tecnológica.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Currículo Integrado; Mortandade de abelhas; Polinização

Data da defesa: 26 de Agosto de 2021

Local: Videoconferência: https://youtu.be/m3bW7jIKRgU