Página inicial > Qualificação de Mestrado - Divane Bacin Bolzan - 30/09/2022

Qualificação de Mestrado - Divane Bacin Bolzan - 30/09/2022

Publicado em Quarta, 21 de Setembro de 2022, 08h13 | por PROFEPT | Voltar à página anterior

Título do projeto: A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM A ESCRITA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOCOMUNICATIVO DOS ESTUDANTES. A construção e aplicabilidade da linguagem escrita no Ensino Médio.

Orientador: Dra. Letícia Ramalho Brittes

Coorientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio

Banca: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva, Dr.ª Ana Marli Bulegon

Resumo: Este projeto de pesquisa, denominado “A importância do trabalho com a escrita para o desenvolvimento sociocomunicativo dos estudantes - A construção e aplicabilidade da linguagem escrita no Ensino Médio”, tem como objetivo pesquisar e compreender quais as principais dificuldades que os estudantes do ensino médio relatam ao escrever textos argumentativos, relacionando a importância da produção textual ao desenvolvimento sociocomunicativo dos estudantes. Além da análise de dados, registro e formulação de hipóteses, o presente projeto pretende ainda produzir material em forma de oficina de texto, que contribua para sanar as dificuldades advindas da análise dos questionários aplicados aos estudantes. Todo o trabalho desenvolvido têm como fundamental objetivo contribuir para que os jovens participem efetivamente na sociedade, fomentando assim a construção de uma Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que contemple a omnilateralidade dos sujeitos. O projeto propõe uma pesquisa qualitativa, que deverá analisar os dados coletados entre estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de escola Pública Estadual no Município de Jaguari -RS. A coleta de dados será feita por meio de visita inicial à turma pesquisada, seguida da aplicação de um questionário no Google Forms a todos os estudantes que concordarem em fazê-lo. Os dados obtidos serão analisados sob a forma de Análise Crítica de Discurso, com registro descritivo detalhado de todas as informações que forem relevantes à pesquisa. Espera-se, após a análise dos dados coletados, contribuir com os sujeitos pesquisados, elaborando um produto educacional que contribua para esclarecer questões pertinentes à temática da escrita, promovendo a inserção dos jovens na sociedade contemporânea, facilitando que os mesmos expressem seus argumentos em textos descritivos de forma clara e coesa. Ao final desta pesquisa, almeja-se esclarecer a importância de que os estudos gramaticais que são ofertados aos estudantes sirvam para a real inserção profissional no mundo do trabalho e participação efetiva na sociedade. A pesquisa será ainda de grande valia na própria formação pessoal e profissional da pesquisadora, pois auxiliará a compreender as reais necessidades dos estudantes na aplicabilidade dos conhecimentos da Língua Portuguesa na escrita.

Palavras-chave: Escrita - Argumentação - Inserção Social

Data da qualificação: 30 de setembro de 2022