Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Eventos Institucionais > Informe NEABI - Por que precisamos estudar as relações étnico-raciais na escola?
Início do conteúdo da página

Calendário de Eventos

Informe NEABI - Por que precisamos estudar as relações étnico-raciais na escola?
Segunda-feira, 15. Novembro 2021
Visualizações : 529
por ascom_sb

Informe NEABI-SB/UG | Mês da Consciência Negra | Diário 15

Por que precisamos estudar as relações étnico-raciais na escola?

Por Priscila Gualberto de Lima. Docente do IFFar São Borja e membra do NEABI.

A importante história vivenciada e construída pelos afrodescendentes e povos indígenas no Brasil não é abordada corretamente nas escolas, em especial porque há uma versão da história mal contada ou única sobre a formação do país, que tem em sua composição étnica três matrizes (a indígena, a africana e a branca), e essa história de versão única leva as pessoas a repetirem equívocos e preconceitos que aprenderam, em sua grande maioria, na escola.

O antropólogo e professor brasileiro-congolês na Universidade de São Paulo, Kabengele Munanga (2005), afirma que não se pode esquecer que as/os profissionais da educação (docentes, técnicos-administrativos em educação, alunas, alunos, gestores/gestoras escolares) são produtos de uma educação eurocêntrica feita na escola, que tem início na Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-graduação, e que, em função disso, podem reproduzir consciente ou inconscientemente os preconceitos que existem nossa sociedade.

Nesse sentido, é extremamente importante abordarmos as relações étnico-raciais no cotidiano escolar, porque é a escola um dos primeiros espaços onde se sente o racismo, segundo a intelectual negra e especialista em feminismo negro, Djamila Ribeiro (2019), para quem o início da vida escolar foi, para ela, o divisor de águas, já que, por volta dos seis anos, a autora entendeu que ser negra era um problema para a sociedade.

Além disso, na escola muitas situações de racismo são entendidas e confundidas como bullying e isso demonstra que nós enquanto profissionais da educação não estamos preparados para lidar com a temática, não apenas porque não há formação a respeito disso, mas porque temos pessoas que trabalham nas escolas e que são coniventes com a prática discriminatória em relação a determinados grupos étnicos. Daí a importância de abordarmos e discutirmos acerca das relações étnico-raciais no espaço escolar.

Referências

MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

 

Fim do conteúdo da página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Alameda Santiago do Chile, 195 - Nossa Sra. das Dores - CEP 97050-685 - Santa Maria - Rio Grande do Sul. Telefone: (55) 3218-9800