Página inicial > Alegrete > Curso de Alimentos oferta mais uma edição da capacitação de boas práticas para serviços de alimentação
Notícias Alegrete

Publicado em Quinta, 22 de Setembro de 2022, 15h29 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Entre os meses de junho a setembro, a Coordenação do Curso de Tecnologia em Alimentos (TA) ofertou mais uma edição do Curso de Capacitação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

O curso foi ministrado pelos professores de TA, com a colaboração dos alunos do curso, durante quatro encontros realizados no 10º Batalhão Logístico.

Essa edição da capacitação foi direcionada aos 25 militares do 10º Batalhão Logístico e que atuam com manipulação de alimentos.

O encerramento das atividades aconteceu dia 1º de setembro, no Campus Alegrete, onde os participantes realizaram atividades práticas nas LEPEPs Agroindústria, Laboratório de Microbiologia e Padaria e Refeitório.

Militares.jpg

O Curso de Capacitação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação tem o objetivo de capacitar, na aplicação das boas práticas nos processos de manipulação e produção de alimentos, todos os profissionais interessados e que atuam no setor de serviços de alimentação do município de Alegrete/RS, para cumprimento da Portaria Estadual 078/2009, que Aprova Lista de Verificação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação, as normas para Cursos de Capacitação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação e dá outras providências como também a Portaria 01/2019 da Secretaria Municipal da Saúde, que disciplina a regulamentação do Curso de Capacitação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

A capacitação também orienta e alerta os manipuladores de alimentos no tocante aos cuidados higiênico-sanitários básicos com os alimentos, como forma de prevenir doenças transmitidas pelos alimentos, além de oportunizar aos estabelecimentos produtores de alimentos do município de Alegrete/RS a adequação à Portaria Estadual 078/2009, uma vez que ainda não há a oferta regular do curso no município. O curso também atende a demanda das Secretarias de Saúde e Agricultura do município de Alegrete/RS quanto à oferta de treinamento nas Boas Práticas para Serviço de Alimentação e oferece aos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria, do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete, a oportunidade de atuarem como bolsistas em serviço da comunidade Alegretense e propagarem os conhecimentos adquiridos na graduação.