Página inicial > Alegrete > Agronomia realiza aula inaugural e planta árvore simbolizando o início das atividades do curso
Notícias Alegrete

Publicado em Quinta, 16 de Março de 2023, 14h35 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Aconteceu na tarde da última sexta-feira (10/03), a Aula Inaugural do curso de Bacharelado em Agronomia. A comunidade acadêmica foi recepcionada pelo Coordenador do Curso, Prof. Edenir Grimm, e pela Diretora Geral, Prof.ª Ana Rita Parizi, que enfatizou a importância do curso para a comunidade e para a instituição.

WhatsApp Image 2023-03-13 at 16.40.13.jpeg

A Aula Magna foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Leonardo Gonçalves Cera, Presidente da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS), o qual abordou sobre a origem da Agronomia no Brasil, os aspectos históricos, curiosidades, relações éticas, legislações, formação do profissional, áreas de atuação e oportunidades. Cera também apresentou sobre a organização da “Rede Agronomia”, desde as associações municipais e regionais, federações, confederação nacional, associação panamericana e associação mundial de Engenheiros Agrônomos, e a importância desta organização na defesa dos interesses profissionais, na preocupação com a qualidade do ensino na Agronomia, na defesa das atribuições e no exercício pleno pelos Engenheiros Agrônomos.

WhatsApp Image 2023-03-13 at 16.38.55.jpeg

Na sequência, houve a fala dos Engenheiros Agrônomos Jorge Adão Machado Silva, Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete (AEAA), e dos ex professores da Escola Agrotécnica Federal de Alegrete (EAFA), Gaspar Paines Guterres, Dilson Lappe do Prado, José Eurico Trindade da Costa e Ivan Gonçalves Guterres. Os convidados fizeram brilhantes relatos sobre suas trajetórias profissionais e também comentaram sobre a felicidade em retornar ao campus e visualizar a evolução da instituição. Eles também mencionaram sobre a necessidade e o antigo desejo do curso de Agronomia no município. Os visitantes parabenizaram a todos pela grande conquista para Alegrete, jusntificando que o município é o maior da região Sul do Brasil, o 4° maior produtor de arroz nacional, o detentor do maior rebanho bovino e bubalino, e o 2° em ovinos do Rio Grande do Sul, o detentor do maior PIB Estadual da Agropecuária, e que certamente irá formar colegas que ajudarão a melhorar os sistemas de produção agropecuários e agroindustriais de toda a região, impactando na economia, na melhoria e na qualidade de vida de toda a sociedade.

O ponto alto dos relatos dos convidados, foi quando abordaram sobre os momentos importantes e marcantes durante a carreira profissional, servindo como conselhos e motivações aos acadêmicos ingressantes da primeira turma de Agronomia do IFFAR, Campus Alegrete.

Por fim, todos auxiliaram no plantio de uma muda de árvore no campus, uma Canafístula (Peltophorum dubium), com o objetivo de simbolizar o início das atividades do curso. “Esse momento ficará marcado na memória de todos os participantes e o plantio dessa árvore, que vai crescer e se desenvolver, analogamente pode ser visto como os alunos que hoje iniciaram o curso, que representam uma pequena muda e, que se bem cuidada, adubada e irrigada, vai se transformar em uma bela árvore, cheia de vida e que pode dar sustento e conforto para os que estão a sua volta”, concluiu o coordenador Edenir Grimm, ao som de aplausos e muita emoção de todos os presentes.

WhatsApp Image 2023-03-13 at 16.40.21.jpeg