Página inicial > Frederico Westphalen > IFFar-FW em parceria com a Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen (Cotrifred), desenvolverá projeto estratégico alinhado ao ecossistema gaúcho de inovação em 2023 e 2024
Notícias Frederico Westphalen

Publicado em Sexta, 27 de Janeiro de 2023, 10h59 | por Gabinete FW | Voltar à página anterior

Com o apoio da Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia (SICT), o Instituto Federal Farroupilha campus Frederico Westphalen em parceria com a Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen (Cotrifred), desenvolverá projeto estratégico alinhado ao ecossistema gaúcho de inovação em 2023 e 2024. Esse projeto foi aprovado em 2022, junto ao EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA SICT Nº 02/2022, visando a criação de uma unidade de referência em ciência e tecnologia para desenvolvimento de pesquisas e Inovação, a partir da implantação de módulos de sistemas integrados de produção agropecuária (SIPA).

Apoiada na visão da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), de que os sistemas integrados de produção agropecuária (SIPA) representam a principal via de intensificação sustentável para atender a demanda de alimentos para 9.7 bilhões de pessoas em 2050, o grupo formado por pesquisadores do Campus FW e equipe técnica da Cotrifred, constituiu o projeto chamado “Big push para sustentabilidade - Unidade de referência científica e tecnológica em sistemas integrados de produção agropecuária na região Produção e Norte”.

A unidade de referência, será composta por 4 (quatro) módulos de sistemas integrados de produção agropecuária, que serão implantados no IFFar Campus Frederico Westphalen: Integração lavoura-floresta (iLF); Integração lavoura-pecuária (iLP); Integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF); Integração pecuária-floresta (iPF).

Para realização do projeto, o IFFar e a SICT formalizaram convênio (FPE 2823/2022), cujo valor global corresponde a R$ 673.946,56 para implantação dos módulos SIPA, os quais serão executados nos próximos 24 meses. Essa ação traz soluções tecnológicas à Região Produção e Norte do Programa INOVA RS, congregando soluções para questões ambientais e econômicas que o planeta vem discutindo. Temáticas de alta evidência como as contidas na Agenda 2030, ou ainda os acordos de redução dos gases de efeito estufa, como a redução das emissões de CO2 em 45% até 2030, e chegar a zero líquido em 2050 (emissão de CO2 deve ser compensada por mecanismos que capturem ou absorvam o gás), as quais exigem práticas que mitiguem os impactos ambientais, serão indutores dos projetos que poderão ser desenvolvido nas unidades SIPA de Frederico Westphalen nos próximos anos.

A visão global que a presente proposta se alinha e se compromete, terá uma parcela de contribuição importante na massa crítica acadêmica e no ecossistema de inovação da região Produção e Norte, pois dá à luz um conjunto de tecnologias que poderão intensificar os sistemas agropecuários e ao mesmo tempo mitigar o impacto ambiental, aumentando a produção de alimentos, gerando mais renda e desenvolvimento regional.