Página inicial > Panambi > Egressos do IFFar – Campus Panambi são aprovados em programas de mestrado
Notícias Panambi

Egressos do IFFar – Campus Panambi são aprovados em programas de mestrado

Publicado em Terça, 26 de Fevereiro de 2019, 15h02 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Após a realização de um curso de graduação, muitos concluintes optam por seguir a carreira acadêmica, ingressando em um programa de mestrado. O começo de 2019 foi particularmente gratificante para o IFFar – Campus Panambi, pois quatro egressos de cursos superiores foram aprovados em mestrados. Esse resultado demonstra a qualidade de nosso ensino, assim como mostra que o conhecimento transforma realidades.

Confira a seguir um breve perfil dos egressos, o que os motivou a optar pela carreira acadêmica e quais as lembranças que levarão do IFFar.

Cândida Brandl – egressa da Licenciatura em Química

Programa de Pós-graduação em Química – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

“O que mais me motivou a dar continuidade aos estudos foi ver meus professores com mestrado e doutorado dando aula desde o Ensino Médio e querer ser como eles. Poder trabalhar no IFFar também se tornou um dos meus objetivos, e par que isso se concretize, preciso minimamente do mestrado. Além disso, a busca por conhecimentos sempre me impulsionou.

Recomendo MUITO o IFFAR! A qualidade de ensino, dos professores e da estrutura física estão muito além do que podemos imaginar vendo de “fora”. O IFFar é um ótimo lugar pra quem busca educação pública de qualidade, além de incentivar os alunos a querer sempre mais! Além disso, aproveitei muito e tive oportunidades que jamais teria em qualquer outro lugar!”

Daniela Ernst – egressa da Licenciatura em Ciências Biológicas

Mestrado em Ensino de Ciências - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

“Ainda na graduação fui bolsista na pesquisa sobre currículo integrado. Quando na realização de meus estágios, optei por fazer os 2 na modalidade de ensino de jovens e adultos (EJA/PROEJA). Me apaixonei tanto pela modalidade de ensino quanto pela temática, e pela possibilidade de transformação da realidade da classe trabalhadora através da educação, e de sua inserção no mercado de trabalho através do currículo integrado e da alfabetização científica. A possibilidade de me capacitar e, assim, de alguma maneira retribuir o investimento que a sociedade fez em mim durante a minha graduação me motivaram a buscar esse mestrado. É o retorno para a sociedade.

O IFFar – Campus Panambi preza pela formação profissional e humana, os profissionais que saem do IFFar, em especial nas licenciaturas, saem conscientes de seus papéis na sociedade, nas respectivas instituições de ensino e na sala de aula. A graduação no IFFar me possibilitou um diferente olhar para o mundo e as relações dentro dele, entre as pessoas e entre nós e a natureza. Os professores são extraordinários e quase todos os técnicos têm formação em educação/com mestrado em educação, então o ambiente te possibilita discussões enriquecedoras. Aprendemos uns com os outros, e isso é maravilhoso.

Com o mestrado espero ter a possibilidade de ajudar na transformação social através da educação, promovendo educação de qualidade para a classe trabalhadora”.

Karine Graffunder – egressa da Licenciatura em Ciências Biológicas

Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

“Enquanto acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Panambi, tive a oportunidade de participar de projetos de pesquisa, ensino e extensão, os quais contribuíram muito para minha qualificação. Aprendizados que permitiram exercer as atividades com maior autonomia, flexibilidade e dinamismo.

Além disso, destaco o quão importante se tornaram as discussões mediadas pelos docentes acerca dos processos de ensino e aprendizagem em sala de aula, a fim de abrir nosso olhar para as fragilidades e potencialidades do Ensino de Ciências. Suas propostas de elaboração de modelos didáticos durante as Práticas de Ensino, e sua aplicação nas escolas da comunidade e região, possibilitaram um maior contato com a docência desde o início de nossa graduação.

Recomendo o IFFar – Campus Panambi pela oferta de uma educação gratuita e de qualidade, que visa a igualdade e o exercício da cidadania para todos. Agora, no mestrado, desejo ampliar os meus conhecimentos, bem como desenvolver uma aprendizagem integradora e reflexiva no plano teórico-prático da área de Educação em Ciências, na qual pretendo atuar posteriormente”.

Marcelo Zakseski – egresso do Tecnólogo em Produção de Grãos

Programa de Pós-graduação em Entomologia – Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

“Minha motivação para cursar um mestrado, além de ser uma qualificação profissional e acadêmica, me guiará para seguir em uma linha de pesquisa, me aprofundar em um determinado assunto, adquirir e compartilhar conhecimentos.

O IFFar – Campus Panambi conta com professores qualificados que estão sempre dispostos a compartilhar conhecimento com seus alunos. Servidores de todos os setores são atenciosos e eficientes. A instituição acolhe a todos de tal maneira a ajudar financeiramente os mais necessitados, ainda proporcionando oportunidades com bolsas de monitoria, extensão e iniciação científica”.