Página inicial > Santo Ângelo > Ingresso nos cursos técnicos integrados será por sorteio eletrônico em 2022
Notícias Santo Ângelo

Ingresso nos cursos técnicos integrados será por sorteio eletrônico em 2022

Publicado em Sexta, 03 de Setembro de 2021, 12h55 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

O Conselho Superior do IFFar aprovou na manhã desta quarta-feira (1) a manutenção do sorteio eletrônico como forma de ingresso de estudantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A decisão se deu levando em conta o contexto da pandemia de Covid-19.

notaingressotécnicosconsup

Esta decisão é de caráter excepcional, sendo válida somente ao processo seletivo para ingresso em 2022. Justifica-se em virtude da continuidade da pandemia de Covid-19, do risco de contaminação por novas variantes do vírus, e pelo fato de que permanecem suspensas as atividades presenciais do IFFar.

Durante a reunião do Consup, destacou-se dificuldades caso a prova fosse a forma de ingresso escolhida, sendo elas: atender todos os protocolos de segurança, garantir o distanciamento social no dia da prova de seleção, bem como evitar aglomerações.

Com base nos dados de anos anteriores, o processo seletivo para os cursos técnicos integrados movimenta mais de 5 mil candidatos e candidatas provenientes de diferentes estados e municípios – número que demandaria a utilização da capacidade máxima de acomodação nas unidades do IFFar. Além disso, significativa parte dessas pessoas dependeria de transporte público para chegar aos locais de prova, seja esse municipal ou intermunicipal, o que aumenta o risco de contaminação coletiva por Covid-19.

Somado a isso, destaca-se outros efeitos do cenário da pandemia. Dentre eles, o aprofundamento da desigualdade social e prejuízos na aprendizagem devido ao ensino remoto.

Sendo o IFFar uma instituição que prioriza a formação integral e a valorização da vida, não seria possível desconsiderar esse contexto e os impactos que um processo seletivo via prova acarretaria. Desta forma, assim como em 2020, a realização de sorteio eletrônico apresentou-se como uma possibilidade viável e menos danosa à comunidade e aos futuros estudantes, uma vez que garante chances iguais a todos os candidatos e candidatas.

Vale registrar que, antes do Consup, o sorteio eletrônico foi aprovado pelo Colégio de Dirigentes na última reunião realizada no dia 25 de agosto, e pelo Comitê Institucional de Emergência em reunião no dia 27 de agosto.

Por fim, informamos que o edital do processo seletivo 2022 dos cursos técnicos integrados será publicado no próximo dia 15 de setembro. As inscrições serão online e poderão ser realizadas até 24 de outubro. Mais informações serão divulgadas em breve.