Página inicial > Santo Ângelo > Viagem técnica do 2º ano do Técnico em Agricultura
Notícias Santo Ângelo

Viagem técnica do 2º ano do Técnico em Agricultura

Publicado em Quinta, 09 de Novembro de 2017, 10h09 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

No dia 01/11/2017 professores e alunos do curso Técnico em Agricultura do IFFar campus Santo Ângelo visitaram uma propriedade referência em produção orgânica e a área experimental da CCGL-TEC em Cruz Alta.
   Pela manhã a visita foi na propriedade de Romi e Valdir Luchmann. A propriedade é referência estadual na produção de alimentos orgânicos. O casal se conheceu quando trabalhavam pelo CAPA no estado do Paraná, ele como técnico agrícola e ela como engenheira agrônoma. Ambos trabalharam por 15 anos incentivando a agricultura familiar e a produção de alimentos orgânicos. O sonho do casal de ter o seu próprio negócio produzindo alimentos orgânicos se tornou realidade a partir de 2011, quando se mudaram definitivamente para Cruz Alta.
   Em uma área de quatro hectares, com muito esforço e organização, o casal passou a produzir alimentos orgânicos. Esse desafio foi atingido com êxito. Trabalhando o solo com o manejo ecológico promovido pela Dra. Ana Primavesi, a área de produção tornou-se de grande fertilidade e com ótimas condições físicas e biológicas.
   A propriedade conta com três trabalhadores contratados. A comercialização das hortaliças orgânicas é feita de casa em casa semanalmente, através de uma cesta de produtos. Os proprietários encontram-se satisfeitos com a propriedade e o sistema de produção e comercialização, bem como com a renda gerada.
   A tarde a visita foi na CCGL. Conhecemos a história da CCGL e as três linhas de atuação. Conhecemos a CCGL-TEC, que é voltada para pesquisas em culturas anuais e pastagens. As quatro linhas de pesquisas são as seguintes:
- Manejo de Plantas Daninhas (Dr. Mário Bianchi)
- Manejo de Pragas (Dra. Janini Palma)
- Manejo de Doenças (Dra. Carolina Guterrez)
- Manejo da Fertilidade e Conservação do Solo (Dr. Jackson Fiorin)
   Cada um dos pesquisadores explanou as pesquisas realizadas na sua área.
   Visitamos o laboratório de sementes da CCGL-TEC e as áreas experimentais. Salientamos que a área experimental conta com um experimento de manejo de solo por 32 anos consecutivos, de onde muitos pesquisadores geraram resultados de pesquisa utilizados hoje para orientação técnica.
   Visitamos a área de pesquisa em Plantas Daninhas com o Dr. Mario Bianchi. O pesquisador mostrou aos alunos como identificar as plantas daninhas e em quais estágios deve ser feito o controle.
   Dessa forma, encerramos a visita técnica com êxito, com a certeza de que as visitas foram de extrema importância para a formação dos alunos do curso Técnico em Agricultura.