Página inicial > Santo Ângelo > Curso de Licenciatura em Computação debate a Inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação no Espaço Escolar
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Segunda, 02 de Abril de 2018, 11h56 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

No dia 21 de março do corrente ano, os(as)  acadêmicos(as) do terceiro semestre do Curso de Licenciatura em Computação, tiveram a oportunidade de participar de uma palestra com a  Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE, do município de Santo Ângelo, professora Gerta Madalena Von Mecheln.

FOTO Copy

O objetivo da atividade foi informar os estudantes a respeito do trabalho que a equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE realiza com os educadores da rede pública, cuja finalidade é orientar e potencializar a inserção das Tecnologias Educacionais nos contextos escolares.

Esse trabalho integra a proposta do componente curricular, Prática de Ensino da Computação III, desenvolvido pela professora Eliane Felden e acompanhado pela Coordenadora do Curso de Licenciatura em Computação, Marta Breunig Loose.

FOTO4 Copy

A palestrante Gerta, explanou a respeito das atividades desenvolvidas atualmente pelo NTE, com o objetivo de incluir os recursos tecnológicos na educação escolar, considerando que essa metodologia pode contribuir para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem, pois possibilita a comunicação entre professores, alunos e instituições.

Socializou os diversos cursos que realizam hoje, com os profissionais da educação, destacando: Curso de educação digital; Curso de tecnologia na educação: ensinando e aprendendo com as TICs; Curso de elaboração de projetos; Curso de software em matemática; Oficinas como: editor de texto; editor de vídeos; editor de fotos; editor de voz; planilhas em Excel, entre outros;

Enfatizou igualmente que a utilização qualificada dos recursos digitais na educação traz implicações significativas para a prática pedagógica, ampliando o acesso às fontes de pesquisa.

Informou que desde a década de 1980, o governo federal desenvolve programas para incentivar a incorporação das tecnologias na educação, assim como o governo estadual, apresentando plataformas disponíveis na Internet e sua importância para incentivar os profissionais da educação.

Nesse processo, não se propõe reduzir a relevância das fontes tradicionais de informação como o texto impresso, a comunicação verbal ou a coleta de dados baseado na experiência e na observação da realidade. A proposta é reconhecer que os recursos tecnológicos digitais ampliam às circunstâncias de aprendizagem, multiplicando e diversificando as oportunidades de acesso à educação.

O Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Ângelo, comprometido com a formação de professores progressistas e inovadores, busca no cotidiano, sensibilizar os acadêmicos em formação para conceber o ciberespaço como mais um caminho para estimular e zelar pela aprendizagem dos estudantes.

Texto: Marta Breunig Loose