Página inicial > Santo Augusto > 1ª Semana Agro
Notícias Santo Augusto

1ª Semana Agro

Publicado em Terça, 11 de Setembro de 2018, 16h08 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

De 27 a 30 de agosto, foi realizada a 1ª Semana Agro do IFFar – Campus Santo Augusto, promovida pelos estudantes do curso técnico em Agropecuária e dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão do Agronegócio e Bacharelado em Agronomia.

O evento teve início na segunda-feira, dia 27, com a palestra “A importância da indústria nos avanços tecnológicos da área animal”, ministrada por João Alves Teixeira, médico veterinário e proprietário da empresa Rações Puro Trato. À tarde aconteceram as palestras “Mercados agrícolas e produtos fisiológicos na agricultura 3.0”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Renato Lopes Crizel e “Manejos estratégicos com os leitões recém nascidos”, ministrada pelo médico veterinário, Anderson Douglas Kummer.

Na terça-feira, dia 28, pela manhã aconteceram oficinas práticas, sobre Análise de Sementes, Cadeia Produtiva de Hortaliças, Interpretação de análises químicas de solos, Levantamento Topográfico, Mecanismos de semeadura, Programas sanitários animais, Tecnologia de aplicação de produtos agrícolas. À tarde aconteceram as palestras, “Agricultura de Precisão: novos horizontes com a automação”, ministrada por Airton Polo e “Visão prática do bem estar em animais de produção”, ministrada pela professora do IFRS – Campus Sertão, Drª. Rosangela Poletto. À noite aconteceram as palestras, “Compost Barn, Free Stall ou semi-confinado: qual sistema é mais rentável”, com a professora do IFRS – Campus Sertão, Drª. Raquel Breitenbach e “Estudos organizacionais e desenvolvimento rural”, ministrado pelo professor da UFSM, Renato Santo de Souza.

Na quarta-feira, dia 29 de agosto, os estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária organizaram pela manhã um Dia de Campo, projeto este da Prática Profissional Integrada (PPI), envolvendo as disciplinas de Infraestrutura II, Agricultura III, Zootecnia II, Sociologia, Tecnologia de Alimentos, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Na ocasião, os participantes puderam acompanhar o trabalho desenvolvido em 6 estações (Fruticultura, Infraestrutura, Ovinocultura I, Ovinocultura II, Produção de Mudas, Produção de Sementes), além de assistir o documentário “SEMENTE: A História que não foi contada”. Ao final do evento, foi servido um Café Colonial preparado pelos estudantes. À noite aconteceram as palestras, “Manejo de soja para altas produtividades”, ministrada pelo professor da UFSM, Dr. Alencar Zanon e “Agricultura de precisão”, ministrada por Carlos Schefel, egresso da 1ª turma de Tecnologia em Agronegócio e proprietário da Schefel Consultoria.

Na quinta-feira, dia 30, pela manhã aconteceu a gincana de integração do técnico em agropecuária e à tarde as palestras, “Manejo para altas produtividades de grãos”, com o professor do IFFar – Campus São Vicente do Sul, Dr. Ivan Maldaner e “Nutrição de Vacas Leiteiras”, com o professor do IFFar – Campus São Vicente do Sul, Dr. Diego Zeni. À noite aconteceu o encerramento do evento com o painel “Desafios do Agronegócio”, tendo como painelistas o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Luiz Clovis Belarmino e o Coordenador do Mestrado em Agronegócio da UFSM, Nilson Costa.