Página inicial > São Borja > Palestra motivacional para enfrentar os medos foi o ponto alto desta manhã na Semtec 2019
Notícias São Borja

Publicado em Quinta, 08 de Agosto de 2019, 13h03 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Diversas oficinas oferecidas durante a Semana da Tecnologia, Educação e Ciência do IFFar – Campus São Borja, abordaram temas com bastante relevância nos dias atuais. Da mesma forma que geram muito debate, também instruem os alunos. O formato de oficina é uma maneira leve de prender a atenção dos alunos para assuntos importantes.

Temas polêmicos ou não, todos são relevantes para o desenvolvimento dos estudantes. Seja no meio escolar, seja no meio familiar, ou, quem sabe, profissional… Enfim, as oficinas oferecidas pela Semtec 2019 farão parte da bagagem de conhecimento que esses estudantes irão carregar durante as suas vidas.

Na área de saúde a Semtec abriu oficinas sobre saúde bucal; sexualidade e anticoncepção na adolescência; a epidemia da ansiedade e as técnicas de enfrentar esse problema; saúde mental nos dias atuais; atividades físicas como dança gaúcha e zumba; entre outras.

Na área da educação, eles puderam trabalhar sobre a desmistificação do Enem, em diversas áreas; através de jogos, abordaram a Revolução Francesa; descobriram a Química Forense; desvendaram como utilizar a estatística no cotidiano, além de outras que abordaram assuntos relacionados aos cursos do campus. Como exemplo, na cozinha eles aprenderam como não passar fome – cozinharam carne, arroz, feijão e batatas. Também conheceram adoçantes, sobremesas veganas e fizeram biscoitos e bolachas.

Outros temas importantes também foram abordados: empreendedorismo, emprego, cultura, respeito, identidade, sustentabilidade, técnicas de artesanato, etc.

IMG 20190808 WA0008

Nesta quinta-feira, último dia de evento, no turno da manhã, 14 oficinas foram ofertadas, além da palestra motivacional “Movimentos para reencontrar a alegria e a força que há em nós”, ministrada pela fisioterapeuta e palestrante Aline Faé.

Aline abordou com os alunos os temas medo, insegurança e ansiedade. Explicou como se desvencilhar e lutar contra, focando na solução e não no problema. Ela também falou que o enfrentamento dos problemas, pode gerar a solução dos mesmos e que não se deve evitá-los, pois para ficar mais forte, é preciso infrentá-los.

A palestrante incentivou os jovens a meditar quando o medo chega e toma conta. Sentar e ouvir a resposta do corpo, faz o medo diminuir, disse Aline. A partir de quando o corpo age melhor, respira melhor, age-se também melhor.

Aline finalizou a palestra, durante dois momentos da manhã, pedindo que o público presente ficasse em pé, para juntos colher frutos – todos levantaram e ao tocar a música, eles simbolicamente colheram frutos, comeram, distribuíram entre os colegas e, o mais importante, compartilharam alegria.