Página inicial > São Borja > Boletim Coronavírus: últimos informes
Notícias São Borja

Boletim Coronavírus: últimos informes

Publicado em Quinta, 23 de Abril de 2020, 12h34 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

O Comitê Institucional de Emergência do IFFar (CIE), constituído em razão da pandemia causada pelo novo Coronavírus, realizou sua sexta reunião semanal na última sexta-feira (17). Entre as pautas, estavam a necessidade de planejamento de ações e compra de equipamentos de proteção e a retomada das obras nas unidades.

22042020reuniaocie

De acordo com a Pró-Reitoria de Administração do IFFar, é necessário elaborar um Plano Orçamentário específico para as despesas com ações institucionais e compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) relacionados ao combate à epidemia causada pelo novo Coronavírus. A necessidade de compra de materiais será mapeada por um Grupo de Trabalho formado pelos servidores do Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho da Reitoria do IFFar, um servidor da área da saúde de cada campus e pela Coordenação de Administração, Almoxarifado e Patrimônio da Reitoria.

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação disponibilizou R$260 mil par ações de combate à Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. A reitoria do IFFar, professora Carla Jardim, salientou que nem todas as ações implicam em novos gastos e que podem ser realizadas através de rearranjos dentro da própria instituição.

Obras serão retomadas nas unidades do IFFar

Segundo a reitora do IFFar, caso as obras já planejadas nas unidades do IFFar não sejam retomadas, os contratos deveriam ser suspensos. Assim, ficou decidido pelo CIE que as obras e manutenções prediais já planejadas nos campi e unidades do IFFar serão retomadas. A portaria que trata da circulação nas unidades será alterada.

De acordo com a Proad e os Diretores Gerais dos campi do IFFar, existem obras paradas em Santa Maria, na sede da Diretoria de Educação a Distância (DEAD), no Campus Santo Ângelo no Campus Panambi e no Campus Avançado Uruguaiana.

O fornecimento de proteção aos servidores terceirizados é de responsabilidade das empresas contratadas.

Controle de frequência dos estudantes será discutido pelo Comitê Assessor de Ensino

O CIE discutiu sobre o controle de presença dos estudantes durante o período de realização de atividades não presenciais. O comitê pontuou que o controle é para organização dos próprios professores e que faltas e presenças deveriam ser revistas no retorno às atividades presenciais. A questão será retomada pelo Comitê Assessor de Ensino do IFFar (CAEN).

Sobre a realização de estágios, o CIE reforçou a orientação da Pró-Reitoria de Ensino, que suspende os estágios obrigatórios. A suspensão dos estágios não obrigatórios só pode se dar pelas empresas responsáveis.

O CIE também reforçou a decisão do Conselho Superior de suspender as atividades acadêmicas a partir do dia 15 de maio.

IFFar concedeu mais de 2500 auxílios emergenciais a estudantes

O IFFar concedeu mais de 2500 benefício à estudantes. A instituição publicou resoluções que permitem a concessão de benefícios em caráter emergencial. Recebem benefícios alunos de cursos técnicos e de graduação presenciais e à distância. Saiba mais.

As reuniões semanais do CIE são transmitidas pela internet e podem ser assistidas posteriormente na página do Youtube da WebTV do IFFar. A 6ª reunião está disponível neste link.