Página inicial > São Vicente do Sul > Campus SVS sedia aula inaugural do Curso “Território que se educa”
Notícias São Vicente do Sul

Campus SVS sedia aula inaugural do Curso “Território que se educa”

Publicado em Terça, 14 de Março de 2023, 14h04 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na última sexta-feira, 10 de março, aconteceu a aula inaugural do curso “Território que se educa”, formação organizada pelo Comitê de implantação do Projeto Geoparque Raízes de Pedra, em parceria com a Coordenação do Programa Cidades Educadoras do Instituto Federal Farroupilha.

aulainauguralraizesdepedra notícia15032023

Foto: reitora do IFFar Nídia Heringer fala durante abertura da aula inaugural do curso Território que se educa

O evento aconteceu no Campus São Vicente do Sul e reuniu professores/as, gestores/as e demais representantes dos seis municípios que compõem o Geoparque “Raízes de Pedra”: Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, São Francisco de Assis, São Pedro do Sul e São Vicente do Sul.

Na mesa de abertura, a professora Nídia Heringer, reitora do IFFar, destacou que o projeto tem um caráter estruturante, pois traz em sua essência a lógica originária da criação dos institutos federais: “nós nascemos para fazer ensino, pesquisa, extensão e para promover o desenvolvimento social, cultural econômico de todo o território educativo no qual estamos inseridos”.

O professor Deivid Buttinger Dutra de Oliveira, diretor geral do Campus SVS, igualmente salientou o potencial do projeto em impulsionar o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas; assim como a enalteceu a sinergia de forças envolvidas (poder público, instituições educativas, entidades e organizações da sociedade civil e a comunidade) para a efetivação desses propósitos.

Fernando Pahim, prefeito de São Vicente do Sul, falou da importância do IFFar em viabilizar projetos dessa natureza em cidades da região. "A comunidade precisa entender o que é uma Cidade Educadora e conhecer o potencial da região através do projeto do Geoparque Raízes de Pedra. É um importante passo para que levemos ainda mais adiante essas questões".

A professora Adriana Zamberlan, coordenadora do curso Lembrou do trabalho realizado pela professora Angela Marinho, pró-reitora de Extensão do IFFar, em estabelecer relações e divulgar o projeto entre a comunidade. Explicou que não se faz projetos como o Cidade Educadoras e o Geoparque Raízes de Pedra sem o envolvimento de muitas pessoas.

A mesa também contou com a presença do prefeito de Jaguari Beto Turchiello e da pró-reitora de Ensino, professora Patrícia Metz Donicht.

Na primeira parte do evento, houve a conferência “Geoparque - Proteção, Educação e Desenvolvimento de um Território”, com explicações de todos os aspectos que envolvem a estruturação de um geoparque, assim como o histórico de implantação e projeções do “Raízes de Pedra”.

O conceito de geoparque é definido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como áreas geográficas únicas e unificadas, onde os locais e as paisagens de significado internacional são gerenciados sob uma visão holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

O Raízes de Pedra se relaciona com o Programa Cidades Educadoras do IFFar, também conduzido pela Pró-reitoria de Extensão. De acordo com a pró-reitora de Extensão do IFFar, professora Ângela Marinho, em entrevista para o jornal Diário de Santa Maria realizada em 2022, uma Cidade Educadora potencializa o desenvolvimento humano e busca construir uma cidade para aumentar a qualidade de vida das pessoas.

A atividade foi conduzida pela professora Ângela Marinho, pró-reitora de Extensão do IFFar; e pelo professor Atila Augusto Stock da Rosa, coordenador científico do Projeto Geoparque Raízes de Pedra.

O IFFar e a UFSM trabalham juntos desde 2021 na implantação deste projeto, que visa potencializar o desenvolvimento econômico e humano da região, tendo como foco o turismo baseado na sustentabilidade.

Após a conferência de abertura, a professora Adriana Zamberlan prosseguiu com a apresentação do curso “Território que se educa”, formação continuada cujo objetivo é o de desenvolver saberes relacionados ao território que compõem o Geoparque “Raízes de Pedra”.

A intenção é instrumentalizar docentes e gestores das escolas dos municípios com conhecimentos e vivências que possam fomentar e desenvolver ações junto das comunidades educativas locais, tendo em vista a promoção e geoconservação do patrimônio natural e cultural da região com ênfase na geodiversidade, em consonância com a sustentabilidade dessas comunidades.

Com carga horária total de 40h, a trajetória formativa do curso encontra respaldo na Agenda 2030 e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, defendidos pela ONU.

• A aula inaugural do Curso “Território que se educa” pode ser assistida aqui.
  • O projeto do Geoparque Raízes de Pedra garantiu ao IFFar o Selo ODS Educação. A cerimônia ocorreu em Brasília, na última quinta-feira (5). Leia a notícia aqui.

Ascom - Campus São Vicente do Sul e Secretaria de Comunicação do IFFar