Página inicial > Uruguaiana > IF Farroupilha participa de mobilização nacional de conscientização sobre o mosquito Aedes aegypti
Notícias Uruguaiana

Publicado em Quinta, 03 de Março de 2016, 11h38 | por Ascom Uruguaiana | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha participou da ação nacional de conscientização para o combate a focos do mosquito Aedes aegypti ocorrida neste sábado (13). A ação integrou a iniciativa coordenada pelo Governo Federal realizada em mais de 350 cidades de todos os estados do Brasil.

O IF Farroupilha foi designado para acompanhar as atividades desenvolvidas em Uruguaiana e enviar relatório à Casa Civil. A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, professora Nídia Heringer, acompanhou as atividades representando a reitora do IF Farroupilha.

A ação consistiu em ações de conscientização, com distribuição de material informativo em todos os bairros da cidade. A atividade mobilizou soldados do exército, agentes comunitários de saúde do município e funcionários da Emater, que atuaram na zona rural.

Uruguaiana foi um dos 350 municípios selecionados por já possuir focos do mosquito transmissor da dengue. Segundo reportagem de jornal local, já foram encontrados 30 focos do Aedes aegypti na cidade somente neste ano.

As ações terão continuidade com as Jornadas de Mobilização de Estudantes e Pró-reitorias de Extensão, de 15/02 a 04/03; e, no dia 19/02, o Dia Z.

600 soldados do exército visitaram bairros de Uruguaiana

O Exército colocou 600 homens nas ruas de Uruguaiana no esforço de conscientização. O general Wilson Mendes Lauria, responsável pela ação, comprometeu-se com a "resolução" do problema, mas que isto só ocorre com a conscientização da população. "A população não é mera espectadora, a população deve atuar na resolução do problema", disse o general Wilson.

Além do Exército, a Marinha, por meio da Delegacia Fluvial de Uruguaiana também participa das ações.

Ações Nacionais - Em todo o Brasil, 220 mil militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, participaram das atividades, realizadas em mais de 350 cidades das 27 unidades federativas.

O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, explicou o papel das instituições de educação no combate a dengue: "Na educação, vamos tentar sensibilizar os 60 milhões de estudantes, profissionais da educação e professores, além de comunicar os pais, porque somos a rede mais capilarizada no país. Se fizermos de cada sala de aula um espaço de informação e conscientização, a gente vai ter um exército poderoso, cada um vai falar para seus parentes, seus vizinhos".

Ações de Combate ao Aedes Aegypti em Uruguaiana - Marinha do Brasil

ASCOM - com informações do site do MEC