Página inicial > Últimas Notícias > Egressa e aluna do IFFar são aprovadas em seleção de pós-graduação em Botânica
Notícias IF Farroupilha

Egressa e aluna do IFFar são aprovadas em seleção de pós-graduação em Botânica

Publicado em Quinta, 18 de Março de 2021, 11h12 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A egressa Roberta Maidana da Silva e a aluna Tainá Schürer do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar - Campus Júlio de Castilhos foram aprovadas na seleção do Programa de Pós-Graduação em Botânica da UFRGS. Roberta, que se formou em 2017 no IFFar, irá ingressar no doutorado. Já Tainá, que se forma em abril deste ano, foi aprovada no mestrado.

Roberta Maidana

Foto: Roberta Maidana da Silva

Roberta Maidana da Silva iniciou sua história no IFFar no curso técnico integrado em Agropecuária. Após concluir o ensino médio, continuou seus estudos na instituição no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no qual se formou em janeiro de 2017. Segundo ela, a escolha do curso se deu por ser uma área com a qual se identificava e admirava. Roberta destaca o papel do IFFar em sua trajetória. “O IFFar tem uma importância enorme, pois a oportunidade de estudar em uma instituição pública e de qualidade abriu caminhos para todas as conquistas que vieram. Sou muito grata pela formação que recebi”.

A egressa explica que o desejo de seguir os estudos na pós-graduação sempre foi muito forte, desde a graduação. “A vontade de sempre querer ir além, buscar novas oportunidades e crescer profissionalmente é algo que me incentiva muito”. Roberta foi aprovada no Mestrado em Agrobiologia da UFSM em 2019 e, neste ano, irá ingressar no Doutorado em Botânica da UFRGS.

A ex-aluna enfatiza que o incentivo dos professores do IFFar durante a graduação foi essencial. “Foi no IFFar o primeiro passo e a primeira escolha para seguir buscando crescimento profissional”.

O processo de seleção do Doutorado em Botânica da UFRGS se baseou na elaboração de um pré-projeto, apresentação e defesa, e análise de currículo. Para a ex-aluna do IFFar, “a determinação e a dedicação foram fatores cruciais, derrubando muitas barreiras pelo caminho, enfrentando muitos desafios, mas sempre acreditando que era possível”.

A ex-aluna comentou também as expectativas para o início das aulas. “Será um período de muito aprendizado. O doutorado é uma conquista enorme, estou muito feliz com essa aprovação e agradeço muito ao IFFar”.

Tainá

Foto: Tainá Schürer

Tainá Schürer irá se formar no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em abril deste ano. Para ela, a oportunidade de estudar no IFFar contribuiu significativamente para a aprovação no Mestrado em Botânica da UFRGS. “Eu não tinha condições de estudar em uma escola particular, então eu sempre tentei entrar em uma pública e, felizmente, consegui. O IFFar possui profissionais excelentes, que estão sempre dispostos a ajudar, independentemente de qualquer situação. Isso foi algo que ajudou muito na minha jornada. Sempre me senti muito acolhida e incentivada por todos da instituição, o que fez com que quisesse ir mais a fundo no processo”.

A aluna destaca a importância de ter participado durante 3 anos e meio de iniciações científicas no IFFar, sempre com bolsa. “Como nas duas bolsas eu participei na área da botânica, acabei me identificando e gostando, o que foi uma grande influência para seguir nessa área”.

A escolha por seguir os estudos na pós-graduação foi motivada pela vontade de obter mais conhecimento e mais oportunidades futuramente. “Além disso, minha família sempre me incentivou muito, sempre fui muito influenciada a ir além”, afirmou a aluna.

O processo de seleção do Mestrado em Botânica da UFRGS foi através de prova objetiva (60%) e avaliação de currículo (40%). Tainá destacou os fatores determinantes para sua aprovação na pós-graduação. “A minha organização com os estudos foi fundamental, pois eu ainda estava terminando meu estágio curricular supervisionado e ainda tinha algumas aulas e atividades do curso para terminar. Além disso, sempre me esforcei nos estudos, de segunda a segunda, e acreditei que iria dar certo”.