Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do IFFar mobiliza cidades para criação de Geoparque
Notícias IF Farroupilha

Projeto do IFFar mobiliza cidades para criação de Geoparque

Publicado em Sexta, 30 de Julho de 2021, 09h24 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Um projeto do IFFar, coordenado pela Pró-reitoria de Extensão, busca promover uma alternativa de turismo sustentável na Região Central do Estado. O objetivo é criar um geoparque envolvendo as cidades de São Pedro do Sul, Mata, Nova Esperança do Sul, Jaguari, São Francisco de Assis e São Vicente do Sul.

GEO 1

Na foto, fósseis localizados na cidade de Mata (RS). Fonte: www.mata.rs.gov.br

O projeto está ainda em fase inicial.  A Pró-reitora de Extensão do IFFar, Ângela Marinho, explica que o momento atual é de diálogo com os poderes Legislativo e Executivo dos municípios envolvidos e que a comunidade também está sendo ouvida ao longo do processo.

Sobre a importância do projeto, Ângela destaca que “a criação do geoparque significa inclusive credenciar os municípios como cidades educadoras. A região tem um grande potencial turístico e ambiental, visando novos arranjos econômicos. Uma das intenções é incentivar o empreendedorismo local a partir do geoturismo”.

Até o final de 2021, a instituição seguirá realizando trâmites de convênios e reuniões visando efetivar parcerias em prol do desenvolvimento humano e econômico, na perspectiva da sustentabilidade, indo ao encontro do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2026.

Em 2022, a previsão é que sejam realizadas ações de potencial educativo, junto às escolas, e de integração da comunidade. Esse diálogo com a comunidade tem centralidade no potencial dos campi Jaguari e São Vicente do Sul, visando fortalecer as relações institucionais com a região através de ações de ensino, pesquisa e extensão tendo como foco a Agenda 2030.

Conforme a Pró-reitora de Extensão, “o território que se mobiliza para aspirar o selo UNESCO tem a raridade encontrada nos municípios de São Pedro do Sul com os Fósseis do Triássico e principalmente de Mata com suas florestas fossilizadas, locais de reconhecimento internacional. Também agregam muito valor ao território o Cerro do Chapadão (Jaguari), os Cerros do Loreto e Seio da Moça (São Vicente do Sul), a Gruta Nossa Senhora de Fátima e as Cascatas (Nova Esperança do Sul) e o Cerro da Esquina (São Francisco de Assis)”.

Ângela destaca que os campi Jaguari e São Vicente do Sul são parceiros nessa iniciativa. “O IFFar busca estreitar os laços com a comunidade e com o território a partir das ações de extensão, visando fortalecer o ensino e a pesquisa de forma indissociáveis nesse processo, que reúne a um só tempo as temáticas Geoparque, Agenda 2030 e Cidade Educadora. As Prefeituras das cidades de Jaguari, São Vicente do Sul, Nova Esperança do Sul, São Francisco de Assis, Mata e São Pedro do Sul também acolheram a proposta, que conta ainda com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)”.

Saiba mais sobre os Geoparques Mundiais da Unesco

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), os Geoparques Mundiais são áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Segundo o site da Unesco, atualmente, existem 127 Geoparques Mundiais em 35 países, sendo que um deles está no Brasil: o Parque Nacional do Araripe, localizado no Ceará.