Página inicial > Últimas Notícias > Enedif 2021 está com chamada aberta para lançamento de obras
Notícias IF Farroupilha

Enedif 2021 está com chamada aberta para lançamento de obras

Publicado em Terça, 21 de Setembro de 2021, 08h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) lançou chamada direcionada a servidores da Rede Federal para selecionar obras a serem lançadas durante a quinta edição do Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal (Enedif) 2021, que será realizada pela instituição nos dias 17, 18 e 19 de novembro deste ano. As inscrições poderão ser feitas a 15 de outubro por meio de formulário eletrônicoPoderão ser inscritos livros acadêmico-científicos (monografias ou coletâneas), livros literários, números de revistas, volumes de cadernos temáticos e catálogos fotográficos já produzidos. Clique aqui para acessar o edital.

Lanamento de livro enedif matria

Nas instituições que possuem editora ou coordenação de publicações, a inscrição deve ser efetivada pelo gestor responsável por esse setor. Nas instituições em que não houver editora ou coordenação de publicações, a inscrição deve ser efetivada pelo gestor responsável pela Pró-Reitoria de Pesquisa ou por outro servidor que assuma a representatividade institucional.

A chamada está sob responsabilidade da editora do Ifap, a Edifap, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi). O objetivo é divulgar e fortalecer a produção editorial dos servidores e estimular parceria entre as editoras da Rede Federal. Realizado a cada dois anos pela Rede Federal, esta será a primeira vez em que o evento ocorrerá na Região Norte. A programação será no formato online, sendo transmitida pelo canal do Ifap no YouTube, a TV Ifap. Além de palestras com convidados de todo o país e da América Latina, ocorrerá o lançamento de obras de autoria de servidores das instituições da Rede Federal. Clique aqui para acessar a página do Enedif 2021.

Cada instituição da Rede Federal poderá fazer apenas uma inscrição, podendo apresentar para relançamento até três publicações que sejam inéditas ou referentes ao ano de edição de 2021. Além do link de acesso à obra (que estiverem publicadas), deve ser apresentado um vídeo de apresentação com até cinco minutos de duraçãoTodas as propostas apresentadas terão os vídeos publicados no canal do YouTube do Ifap. As informações de todas as obras inscritas comporão um catálogo a ser compartilhado durante o Enedif 2021.

Entre as propostas apresentadas, serão selecionadas até dez editoras para participar do lançamento do Enedif 2021 de acordo com a seguinte distribuição regional:

Região

Instituições da Rede Federal

Número de editoras ou coordenações de publicações

Número de vagas

Centro-Oeste

Nordeste

Norte

Sudeste

Sul

Imagem matria Enedif 2021

Saiba mais sobre a programação do evento

Com o tema “O papel das editoras e dos editores no fortalecimento da missão da Rede Federal na era digital”, a programação do Enedif 2021 começa às 19 horas, dia 17 de novembro, com a solenidade de abertura, tendo a participação da reitora do Ifap, Marialva Almeida, do pró-reitor de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação, Romaro Silva, da presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Sônia Regina de Souza Fernandes, do coordenador do Fórum de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Forpog), André Romero da Silva, do coordenador do Grupo de Trabalho Permanente sobre Produção Editorial, Olliver Mariano Rosa, da responsável pela Edifap, Flávia Karolina Lima Duarte Barbosa, e do coordenador da Edifap e organizador geral do EnediF 2021, Ricardo Aires.

Em seguida, haverá uma apresentação artística, com o compositor e cantor amapaense Amadeu Cavalcante. O colóquio de abertura “Por que, para que e como publicar na era digital?” dará prosseguimento à programação com os palestrantes Eugenio Trivinho (PUC-SP), doutor em Ciências da Comunicação, e Flávia Goulart Mota Garcia Rosa (UFBA), doutora em Cultura e Sociedade.

No dia 18, das 8h30 às 10h, ocorrerá a mesa-redonda “Como garantir a qualidade dos periódicos?”, com o vice-presidente de Relações Acadêmicas para a América Latina da Elsevier, Dante Cid, a coordenadora do processo de Indexação de Periódicos da Coleção SciELO Brasil, Denise Peres Sales, e o representante do Conselho Editorial da Edifap, Cleber Macedo de Oliveira. Das 10h20 às 12h, será a mesa-redonda “Quais as transformações que a pandemia suscitou?”, com o vice-presidente Abeu, Marcelo Luciano Martins Di Renzo, o presidente da Abec , Sigmar de Mello Rode, e a representante do Conselho Editorial da Edifap, Mabia Nunes Toscano.

No período da tarde, serão ministrados os minicursos Critérios de avaliação da Qualis Periódicos, com Osvaldo Malafaia, Fluxo editorial de livros, com Carlos Alberto Gianotti, Criação de capas para livros, com Fabio Sgroi, e Adaptação de dissertações e teses para livro, com Raquel Correia de Oliveira. Das 17 às 18 horas, ocorrerá o lançamento de obras das editoras da Rede Federal, e em seguida, apresentação artística com a banda Negro de Nós.

No dia 19, a programação prossegue pela manhã com os minicursos Redação acadêmica, com Gilson Luiz Volpato, Avaliador de artigos científicos, com Lilian Calò, A revisão de textos acadêmicos: especificidades e desafios, com Maíra Avelar Miranda, e Criação de capas para livros,com Fabio Sgroi. A partir das 10h20 ocorrerá o Colóquio de Encerramento “Qual é a perspectiva para a mídia livro?”, com os palestrantes Alberto Manguel e Ana Elisa Ribeiro e mediação de Flávia Karolina (membro do Conselho Editorial da Edifap) e tradução simultânea pela professora de Espanhol do Ifal Elaine Sgarbi. Das 14h30 às 17h30 , será realizada a assembleia geral dos editores.

Fonte: Assessoria de Comunicação - IFAP