Página inicial > Últimas Notícias > Conversa sobre meio ambiente e presença de autoridades marca encerramento do Siepes
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Sexta, 13 de Mai de 2022, 12h33 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade do IFFar (Siepes) se encerrou na tarde desta quinta-feira (12), em uma atividade presencial no Auditório da Reitoria. A atividade contou com a presença de reitores, prefeitos e autoridades e a assinatura de uma carta de compromisso entre as instituições.

siepesiffar130520227

Foto: o encerramento do Siepes ocorreu de forma presencial, no Auditório da Reitoria do IFFar

A última atividade do Siepes teve como tema ‘Meio Ambiente, justiça climática e a sustentabilidade hídrica’. O painel contou com a participação do professor Sérgio Schneider, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do ambientalista Marcus Vinicius Nunes, presidente da Cooperativa de Trabalho de Recolhimento de Inservíveis e Reciclados de Santa Maria, e do servidor público Rafael Fernandes e Silva, representando a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). A conversa foi mediada pela professora Marcia dos Santos Ramos Berreta, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

O professor Sérgio Schneider falou sobre os impactos dos problemas ambientais na sociedade e a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estipulados pela Organização Mundial as Nações Unidas (ONU) no âmbito da Agenda 2030. De acordo com o professor, pouco foi feito para viabilizar a Agenda no Brasil, que estipula medidas para a diminuição dos problemas ambientais, sociais e econômicos até o ano de 2030.

Entre os ODSs estipulados pela Agenda, estão a erradicação da pobreza, a agricultura sustentável, a educação de qualidade, a igualdade de gênero e o consumo sustentável. A lista completa dos Objetivos pode ser acessada no site da ONU.

siepesiffar130520228

Foto: professor Sérgio Schneider fala durante encerramento do Siepes

Sérgio Schneider, disse que o papel das instituições de ensino é fundamental para o cumprimento das metas. Para isso, as ações já desenvolvidas devem ser conectadas aos ODSs e mostradas à sociedade. Também é necessária a ampliação de parcerias com os setores sociais. O professor da UFRGS acredita que um das tarefas é mostrar para a sociedade que estamos lidando com problemas ambientais reais.

Marcus Vinicius Nunes falou sobre a questão da destinação de resíduos inservíveis em Santa Maria e a importância do trabalho dos catadores. Para ele, estas questões devem ser trabalhadas desde a educação fundamental.

Rafael Fernandes e Silva apresentou o trabalho da Divisão de Monitoramento da Água da Fepan e a situação das bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul. Ele também apontou relatórios que demonstram o aumento no consumo de água e a necessidade de se realizar um consumo sustentável. Entre as ações sugeridas, está a taxação sobre o consumo de grandes consumidores que captam água direto da fonte, e hoje não são cobrados por isso.

siepesiffar130520229

Foto: para Marcus Vinicius Nunes, Santa Maria precisa pensar numa coleta seletiva que dê importância aos catadores

Instituições assinaram Carta de Compromisso

O encerramento do Siepes contou com fala de reitores e autoridades presentes, como o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, e o prefeito de Jaguari, Beto Turchiello. As instituições presentes também assinaram uma carta, onde se comprometem com uma série de ações envolvendo o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.

siepesiffar1305202216

Foto: a reitora do IFFar, Nídia Heringer, falou sobre a importância da parceria entre municípios e instituições públicas no encerramento do Siepes

A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, agradeceu a participação dos municípios no evento e lembrou que eles têm sido parceiros das instituições públicas. Ela reafirmou o compromisso do IFFar nas cidades onde atua para além da oferta de cursos, mas também com ações de ensino, pesquisa e extensão que tenham impacto social. Nídia Heringer ressaltou a necessidade do desenvolvimento de ações que promovem os ODSs.

A pró-reitora de Extensão do IFFar, professora Ângela Marinho, explicou que a promoção do Siepes foi movida pelo desejo de se formar redes interinstitucionais e promover ações que possam transformar a região. Lembrou que, durante o evento, houve conversas com movimentos sociais, reitores, prefeitos e também foram debatidas as propostas de Geoparques na região. De acordo com Ângela Marinho, as discussões e propostas estabelecidas durante o Seminário serão colocadas em prática através de ações diversas, como a busca de recursos junto à Fapergs.

O Siepes ocorreu de 9 a 12 de maio, de forma híbrida. Todas as atividades foram transmitidas pela WebTV do IFFar e podem ser acessadas neste link. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Extensão do IFFar.

Veja mais fotos do evento

siepesiffar1305202211

Foto: a pró-reitor da Extesão do IFFar, professora Ângela Marinho, falou sobre a organização do evento e necessidade se pôr ações em prática

siepesiffar1305202212