Página inicial > Últimas Notícias > Reunião do Colégio de Dirigentes é realizada nesta quarta-feira (21)
Notícias IF Farroupilha

Reunião do Colégio de Dirigentes é realizada nesta quarta-feira (21)

Publicado em Quarta, 21 de Setembro de 2022, 18h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Incubadora social, cronograma do processo seletivo 2023 e eleições da CIS foram algumas das pautas da primeira parte do encontro.

7_Codir.png

O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) realizou na tarde desta quarta-feira (21) a 7ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes, no Auditório da Reitoria. A reunião foi transmitida ao vivo pelo YouTube, pelo canal da WebTV. Nesta notícia, destacamos os principais assuntos e deliberações da primeira parte do encontro.

Reditec - Nos informes iniciais, a reitora, Nídia Heringer, destacou a importância da representação do IFFar na 46ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC 2022), que será realizada de 7 a 10 de novembro, em Belém (PA). O encontro reúne reitores, diretores-gerais e integrantes dos fóruns da Rede Federal para debater pautas estratégicas.

A reitora incentivou a submissão de relatos de experiências exitosas pelas unidades para integrarem a programação da REDITEC. As propostas devem ser enviadas até o dia 7 de outubro, conforme chamada pública do evento. Podem participar professores ou servidores técnico-administrativos do IFFar que coordenam projetos ligados às temáticas listadas no edital.

Jogos Estudantis - Ainda nos informes, a reitora confirmou que estão garantidos os recursos para a participação dos 60 estudantes-atletas que fazem parte da delegação do IFFar nos Jogos Estudantis das Instituições Federais (JIF 2022). A etapa nacional será realizada de 28 de novembro a 2 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). O deslocamento de servidores e estudantes até a cidade será por ônibus.

Incubadoras sociais - Faz parte da programação das reuniões do Codir a apresentação de projetos, ações e programas, sempre no início dos encontros. Desta vez, o tema foi a Incubadora Social do IFFar (ISIFFar), vinculada à Pró-reitoria de Extensão. A apresentação ficou a cargo do professor Diogo Maus, da Coordenação de Programas Sociais da Proex. O objetivo foi explicar a proposta da ISIFFar e incentivar a submissão de projetos para o próximo edital, que será lançado ainda neste semestre.

Segundo a resolução da ISIFFar, publicada em 2020, a incubadora social desenvolve ações de incubação de grupos formais ou informais a partir de demandas sociais, visando à geração de trabalho e renda, com base na valorização do saber local e da economia solidária. O foco são comunidades vulneráveis dos territórios de abrangência do IFFar. Tais ações, conforme explica Diogo, devem prever benefícios imediatos: "Quando se pensa em incubação social, temos que pensar em projetos com retorno no curto prazo, pois essas comunidades não podem esperar".

O docente esclarece que a ISIFFar é sediada na reitoria, com núcleos nos campi. Porém, diferente das Incubadoras de Base Tecnológica, a incubação social não acontece nas unidades do IFFar, mas nos locais onde se efetivam os empreendimentos sociais. O regulamento da ISIFFar está disponível neste link.

Ingresso 2023 - A primeira pauta apreciada pelo Codir foi a proposta de cronograma dos processos seletivos dos cursos técnicos subsequentes e de graduação do IFFar. A seleção de estudantes para os cursos subsequentes será por sorteio eletrônico, com inscrições de 3 de outubro a 4 de novembro. Já a seleção dos cursos de graduação será pela nota do Enem (aceitas notas de 2009 a 2022), com inscrições entre 21 de novembro de 2022 a 3 de janeiro de 2023.

Além de apresentar os cronogramas, a vice-presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos, Andrea da Silva, destacou números da seleção dos técnicos integrados, cujas inscrições encerraram no dia 16. Em relação ao ano anterior, houve aumento no número total de inscritos: de 3.885 para 4.493. Assim, em todos os campi, o número de candidatos supera o número de vagas ofertadas. Os dados são vistos com otimismo pelos dirigentes. Conforme Andrea, o aumento se deve ao retorno presencial e aos esforços dos campi em se aproximarem das comunidades locais - a exemplo de eventos como mostras e "dia no campus", que servem para divulgar os cursos e a estrutura ofertada pela instituição.

Regulamento e eleições da CIS - O Codir aprovou a proposta de alterações do Regulamento da Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Técnicos-Administrativos em Educação (CIS) no IFFar. A presidente da CIS Central, Alice de Souza Ribeiro, foi responsável por apresentar os principais pontos do documento aos dirigentes. Conforme explicou a servidora, as alterações tiveram como objetivos atualizar e tornar mais clara a redação do documento, bem como ampliar a atuação da CIS. A revisão do documento iniciou em 2020 e resulta de um trabalho conjunto entre todas as unidades.

Também foi pauta da reunião o cronograma do processo eleitoral da comissão, que será realizado entre novembro e dezembro deste ano. O processo de consulta está previsto para o dia 15 de dezembro. A CIS é composta por servidores TAEs pertencentes ao quadro ativo permanente da reitoria e dos campi (3 titulares e 2 suplentes para cada unidade). Saiba mais sobre a CIS nesta página.

Jogos dos servidores 2022 - Após dois anos de pandemia, os Jogos dos Servidores do IFFar (JOSIF) voltam a ser realizados neste ano. O Campus São Borja irá sediar esta edição, marcada para o dia 22 de outubro.

A reunião continuou após o intervalo, com pautas de todas as pró-reitorias. Confira os destaques da segunda parte nesta notícia.

Foto_IFFar.png

WhatsApp Image 2022-09-21 at 14.18.32.jpeg

WhatsApp Image 2022-09-21 at 14.12.30.jpeg

Fotos: a 7ª Reunião Ordinária do Codir foi realizada no auditório da Reitoria, em Santa Maria.