Página inicial > Últimas Notícias > Criação de curso superior em Mecatrônica é pauta de encontro entre lideranças do IFFar e da indústria de Santa Rosa
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quarta, 29 de Março de 2023, 09h27 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

No encontro, entidades entregaram à reitora do IFFar documento que formaliza pedido pela criação do curso no Campus Santa Rosa.

Entrega formal do documento de formalização de demanda pela criação do Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica a reitora do IFFar, Nidia Heringer.JPG

Entrega formal do documento pela criação do Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica à reitora do IFFar, Nidia Heringer.

Na última sexta-feira (24), lideranças do Instituto Federal Farroupilha participaram de uma reunião-almoço promovida pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Rosa (SIMMME.SR). O encontro teve como objetivo ouvir as demandas de entidades representativas da indústria regional em prol da criação do Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial no Campus Santa Rosa.

Além de dirigentes do SIMMME.SR, participaram da reunião representantes da Prefeitura Municipal de Santa Rosa, da Associação Comercial Industrial, Serviços e Agronegócios de Santa Rosa (ACISAP), da Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa, e do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário do Noroeste do Rio Grande do Sul.

Atualmente, o Campus Santa Rosa oferta o curso Técnico Integrado em Mecatrônica, que teve início em 2022. A criação de um curso superior na mesma área estava previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2026 do IFFar para o ano passado. A projeção foi realizada após estudos e debates com a comunidade acadêmica. Para as entidades presentes do encontro, a oferta possibilitaria a continuidade dos estudos dos formandos no técnico integrado, além de contribuir para a retenção de talentos no município e na região.

“Nós vamos firmar um compromisso público de que vamos fazer a nossa parte para a concepção desse objetivo”, destacou a reitora do IFFar, Nídia Heringer. A dirigente frisou a importância de buscar estratégias públicas que possibilitem que os profissionais permaneçam no interior após concluírem sua formação - um projeto que não depende apenas do IFFar, mas do trabalho conjunto entre prefeituras, estado, associações e lideranças políticas. Na mesma linha, a Diretora-Geral do Campus Santa Rosa, Analice Marchezan, reforçou o comprometimento do Instituto com os arranjos produtivos locais: “enquanto instituição pública, estamos como parceiros para o desenvolvimento da região”.

Conforme Heringer, a expectativa é que até o segundo semestre deste ano a proposta de criação do curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial seja encaminhada para apreciação do Conselho Superior (Consup). O Campus Santa Rosa já possui a infraestrutura material necessária, com salas de aulas, equipamentos e laboratórios especializados. Contudo, o início do curso depende de outros fatores, como o recebimento de códigos de vagas e nomeação de professores da área. Para isso, é preciso que aconteça a atualização do banco de vagas disponíveis ao Instituto Federal Farroupilha pelo Ministério da Educação (MEC). Um incremento está previsto para julho, aponta a reitora, mas não é possível prever o quantitativo que será recebido. O IFFar trabalha com a possibilidade de oferta do curso a partir de 2025.

Ao final do encontro, foi realizada a entrega de um documento de formalização da demanda para a implantação do curso superior, assinado pelas entidades representativas do município. O texto destaca a verticalização do ensino e o potencial do setor metalmecânico da região noroeste do estado.

Do IFFar, além da reitora e da Diretora Geral do Campus Santa Rosa, participaram a Pró-Reitora de Administração, Mírian Kovhautt; o Diretor de Pesquisa, Extensão e Produção, Adriano Wagner; e o professor do Técnico Integrado em Mecatrônica, Mauro Kowalczuk. A reunião foi realizada na Associação Comercial Industrial, Serviços e Agronegócios de Santa Rosa (ACISAP).

Secom

Reitora do IFFar Nidia Heringer fala sobre trâmites institucionais para solicitar docentes para o curso proposto pelas entidades representativas.JPG

Reitora do IFFar fala às entidades representativas sobre trâmites institucionais para solicitar docentes para o curso proposto.

Diretora Geral do IFFar  Campus Santa Rosa, Analice Marchezan.JPG

Diretora Geral do Campus Santa Rosa, Analice Marchezan.