Página inicial > Últimas Notícias > IF Farroupilha faz visita ao Politécnico do Porto
Notícias IF Farroupilha

IF Farroupilha faz visita ao Politécnico do Porto

Publicado em Sexta, 20 de Mai de 2016, 11h34 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Entre os dias 16 e 17, representantes do IF Farroupilha estiveram no Instituto Politécnico do Porto (P. Porto), em Portugal, para tratar dos encaminhamentos para o início da cooperação técnica que vai ofertar qualificação aos servidores em nível de mestrado. Edital de seleção deve ser publicado pela instituição lusitana até o dia 23.

O pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Arthur Franz, e o assessor de Relações Internacionais, Eliseo Gimenes, reuniram-se com dirigentes do P. Porto para discutir pautas como o período de permanência dos servidores-estudantes e a dinâmica de realização dos cursos.

Durante o encontro, foram reafirmadas as 50 vagas para os servidores do IF Farroupilha, sendo 25 para o Mestrado em Estudos Profissionais em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas e 25 para o curso de Mestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos. Saiba mais sobre a oferta de mestrado para servidores do IF Farroupilha em notícia anterior.

Além dessas tratativas, os representantes do IF Farroupilha também foram convidados para conhecer a estrutura do Instituto Politécnico. Um dos locais percorridos foi a estrutura de acolhimento de projetos de inovação interdisciplinares do P. Porto, a Porto Design Factory (PdF), a qual atua em parceria com o setor produtivo visando à co-criação, co-desenvolvimento e aceleração de ideias inovadoras. A PdF faz parte da Design Factory Global Network ( http://dfgn.org/).

O pró-reitor e o assessor também assistiram a uma apresentação do projeto Virtual Sign, no Instituto Superior de Engenharia do P. Porto (ISEP). Trata-se de uma ferramenta, em desenvolvimento, para tradução bidirecional da Língua Gestual Portuguesa (LGP). Em sua fase final, o projeto contou com a colaboração de professores do Instituto Federal Goiano, com a perspectiva da Virtual Sign ferramenta também realizar a tradução para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Da esquerda para a direita: Eliseo Salvatierra Gimenes, Assessor de Relações Internacionais - IF Farroupilha; António Guedes - Diretor do Mestrado em Educação - P.Porto; Paulo Pereira - Presidente da  ESE - P.Porto; Luís Rothes - Presidente do Conselho Científico da ESE - P.Porto; Carlos Ramos - Vice-Presidente - P.Porto; Arthur Pereira Frantz - Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.