Página inicial > Panambi > IFFar Campus Panambi presente na 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
Notícias Panambi

Publicado em Terça, 24 de Outubro de 2023, 10h30 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Entre os dias 16 e 22 de outubro, o IFFar participou da 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília, e apresentou 12 projetos desenvolvidos na instituição. O evento foi organizado pelo Ministério da Educação e teve como objetivo estimular a socialização do conhecimento científico como ferramenta de transformação social, de forma atrelada ao futuro e à conexão com a educação profissional e tecnológica.

O Campus Panambi foi representado pelo professor Gláucio Libardoni; pelo coordenador do IF Maker, Maiquel Braun; e pelos estudantes do curso Técnico em Automação Industrial, Evelin Clara Wegner e Lorenzo Bruno Wattier da Silva. O grupo apresentou um projeto de extensão sobre a aplicação de robótica educacional livre, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Panambi. Para isso, montou-se, no estande do IFFar, uma pista para circulação de carrinhos produzidos a partir dos kits GoGo Board, controlados por controle remoto. Os visitantes controlavam os carrinhos com o objetivo de estourar os balões, os quais estavam dispostos no octógono.

Escolas, famílias e comunidade em geral de Brasília e seu entorno visitaram o estande, interagindo com os projetos apresentados. Destacamos a presença do Ministro da Educação, de Camilo Santana; do Secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), Getúlio Marques Ferreira; e da Secretária Executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, os quais divertiram-se com o projeto de robótica. A reitora do IFFar, Nídia Heringer, também esteve presente no evento, assim como outros dirigentes da instituição.

“Levamos uma proposta que despertou curiosidade do público pela disposição dos elementos visuais aliados ao uso da tecnologia no controle dos carrinhos de forma lúdica e interativa”, pontuou Gláucio. Nesse sentido, o projeto incorporou, durante o evento, a sugestão de uma das visitantes do estande. A partir da identificação de um carrinho como sendo “maragato” e outro como “chimango”, a equipe executora do projeto adicionou a identificação de “lenços farroupilhas”, nas cores vermelho e branco, aos carrinhos, contextualizando essa disputa histórica para quem interagia com o projeto.

Ao final do evento, os representantes do Campus Panambi saíram com a percepção fortalecida sobre o potencial do uso da robótica educacional aliado a uma proposta pedagógica. Desse modo, serão incorporadas ideias do uso dessa tecnologia para compreensão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que o projeto foca.